ANUNCIADA A CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em 1968, onde hoje se localizam os bairros Aurélio Caixeta e Abner Afonso, o cerrado tomava conta do lugar. Eram poucas construções e o UNIPAM, com sua Faculdade de Filosofia (criada em 27 de maio de 1968 e os primeiros cursos autorizados em 14 de abril de 1970), ainda estava no papel. No dia 25 de dezembro de 1968, o Jornal dos Municípios anunciou a construção de 414 casas populares naquele local:

Em 25 de setembro próximo passado, foi realizado na sede da COHAB – Companhia Habitacional de Minas Gerais, a concorrência Administrativa n.º 031/68, que teve como objetivo a construção de 414 casas populares e serviço de infra-estrutura no Bairro Aurélio Caixeta, em Patos de Minas.

A concorrência teve como vencedora, a firma Sociedade Construtora Paranaíba Ltda. Com. e Indústria, de nossa cidade, apresentando a cifra de NCr$ 1.647.256,15. O contrato da referida obra foi assinado no dia 26 de novembro, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte. A firma vencedora está tão somente aguardando a ordem para que seja iniciada a construção desse núcleo habitacional, que se trata do maior já lançado em todo o interior do Estado. Deverão ser empregados nesse grande empreendimento uma média de 200 a 300 operários, por um período de 8 mêses, prazo este que terá a firma construtora para a entrega da referida obra, conforme contrato.

A venda das casas, que beneficiarão principalmente ao operário que não possui sua própria moradia, será feita de acordo com a seleção efetuada pela COHAB, por intermédios das inscrições feitas no ano passado, junto à Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Construção Civil de Patos de Minas, Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas e Sindicato Rural de Patos de Minas. A escolha dos beneficiados será por contagem de pontos, não havendo portanto interesse por este ou aquele candidato. O pagamento está previsto na base de NCr$ 40,00 mensais, isentos de juros ou correção monetária, havendo possíveis modificações somente em face de revisão ou aumento salarial no índice proporcional.

Este empreendimento, sem dúvida alguma, trará grandes benefícios ao nosso município e, por isso mesmo “Jornal dos Municípios” endereça aos Srs. Aldo Lino Silva e José de Souza Maia, Diretores da Firma, a sua saudação e os melhores votos de que outros empreendimentos sejam trazidos pela firma em benefício de nossa terra.

* Texto: Edição de Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do UNIPAM.

* Foto: Ideiasparadecoracao.com, meramente ilustrativa da construção de casas populares.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in