ARREIOS, COLEIRAS, FOCINHEIRAS E GUIAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

O guarda-roupa de um cão varia com a idade, a raça e comportamento geral. Coleiras de couro enrolado são excelentes porque é improvável que machuquem a pele do pescoço, embora coleiras de náilon lisas sejam igualmente macias para a pele. Coleiras baratas de couro, com bordas ásperas, podem desgastar a pele do pescoço. O mesmo pode acontecer com as de metal pesado. Devem caber dois dedos humanos por baixo da coleira que esteja ajustada de maneira adequada. Nessa coleira o cão deve usar a identificação necessária, incluindo nome, número de telefone e, onde a legislação exigir, registro de vacinação.

Um arreio pode ser melhor do que uma coleira, principalmente para raças de pescoço grosso como dogues ou yorkshires terriers, que algumas vezes têm traqueias delicadas. Um equipamento parecido com cabresto de cavalo é ideal para cães impetuosos e inseguros. A guia é fixada à parte de cima do arreio, de forma que não há pressão alguma sobre o pescoço se o cão puxar para frente ou para trás; a guia é fixada no cabresto embaixo do queixo do cão, o que significa que, se ele der um bote inesperado para frente, a força cinética puxará seu focinho para baixo, em direção ao chão, e fechará sua mandíbula.

As guias extensíveis são melhores do que as fixas, mas só se as pessoas usarem adequadamente. Ao ir ou voltar da área de exercício, essas guias devem ser travadas em posição de guia curta, mas quando o cão e seu dono chegarem ao lugar escolhido, o comprimento pode ser afrouxado, permitindo ao cão explorar a área em segurança. Com um bom treinamento, o cão ajuizado poderá então ficar solto.

Focinheira costuma ser um objeto polêmico entre os donos, pois existe muito preconceito em torno do tema. Muitos associam a peça à algo ruim, como se o cão estivesse sofrendo ao usá-la. Realmente, seu visual não passa uma boa impressão, mas existem reais benefícios por trás dela. No geral, o equipamento foi criado para proteção do ser humano. Na maioria dos casos é utilizado em cães para impedir que mordam alguém. Geralmente é colocada para passeios em locais públicos, onde existe uma grande concentração de pessoas. Algumas raças, consideradas potencialmente perigosas, precisam usá-la obrigatoriamente por lei: mastim napolitano, pitbull, rottweiller, american stafforshire terrier, entre outras. A focinheira precisa ser resistente, segura, de qualidade, apropriada para o seu cachorro e feita com bons materiais. Existem diversos modelos. Consulte um vendedor confiável para te ajudar na escolha. Ele te dará dicas sobre qual a melhor focinheira para seu animal.

* Fontes: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle, e Canaldopet.ig.com.br.

* Foto: Roteiroanimal.com.br.

Compartilhe