INAUGURADO O CIAME

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em Minas Gerais foi criada, em 18 de maio de 1.966, a Fundação Estadual do Bem Estar do Menor. A FEBEM, órgão integrante do Sistema Operacional do Trabalho, Ação Social e Desportos, tem o objetivo de formular, implantar e executar a política do bem-estar do menor no Estado com base nas diretrizes da FUNABEM. A FEBEM/MG, conta com vários programas de ação dentre eles os CIAMEs, Centros Integrados de Atendimento ao Menor¹, visando a promoção de programas educativos com menores na faixa etária de 6 a 18 anos, seus grupos familiares e comunidade.

O CIAME-Centro Integrado de Atendimento ao Menor é uma unidade de atendimento em meio aberto, caracterizando-se por sua localização em áreas carentes e por executar programas educativos com menores, seus grupos familiares e a comunidade, visando o desenvolvimento de sua capacidade crítica e criativa.

Toda a ação educativa se processa através da vivência em grupo, coordenada por técnicos, desenvolvendo atividades recreativas, esportivas, de iniciação profissional e de reflexão sobre a realidade dos grupos.

Objetivos do CIAME:

– Ocupar as horas de lazer dos menores oferecendo-lhes atividades que favoreçam sua permanência na família e na comunidade;
– Desenvolver, através da vivência em grupo, a socialização dos menores;
– Despertar o interesse dos menores por atividades artísticas, criativas de iniciação profissional;
– Desenvolver nos menores a capacidade crítica, através da reflexão sobre situações-problema;
– Oferecer aos pais oportunidade de atividades em grupo que favoreçam a sua socialização e a reflexão sobre a situação em que vivem;
– Atuar na comunidade, através das lideranças e grupos locais visando o levantamento das situações-problema e a tentativa de organização para solucioná-las.

Em Patos de Minas o CIAME irá funcionar em convênio com o Consórcio de Entidades de Assistência e Promoção Social-CEAPS. Ele já está localizado no Bairro Abner Afonso, antiga escola estadual das casas populares, cedido pela COHAB. A equipe que funcionará no CIAME patense é composta de dois coordenadores, três auxiliares pedagógicos, sete instrutores de atividades, sete estagiários e ainda uma cantineira e faxineira, estas últimas cedidas pela Prefeitura Municipal. O programa de atendimento do CIAME-Patos de Minas é para 400 crianças e 200 famílias. As inscrições serão feitas ainda no mês de julho e logo após serão iniciadas as atividades. Dia 16 próximo passado as coordenadores do CIAME, Silvana Maria Amâncio Amorim, economista doméstica e Felicidade Maria Alves, pedagoga, estiveram em Belo Horizonte participando da assinatura dos convênios: FUNABEM/FEBEM e FEBEM/CEAPS e encontram-se em treinamento e planejamento com os elementos da sua equipe. É de salientar que a Prefeitura Municipal por intermédio do prefeito Dácio Pereira da Fonseca tem dado todo o apoio para se chegar ao final dos objetivos principais do CIAME.

* 1: O CIAME de Patos de Minas foi inaugurado em 1.º de julho de 1980.

* Fonte: Texto (23/06/1980) de Geraldo Augusto Borges, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, publicado com o título “CIAME de Patos de Minas iniciou suas atividades dia 1.º de julho” na edição n.º 05 de 15 de julho de 1980 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Opoderdeumabraco.blogspot.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe