SCHNAUZER

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Schnauzer é um cão amigável e amoroso, tornando-se facilmente parte da família, principalmente em casas onde se encontram crianças, dos quais se socializam facilmente quando educados corretamente. De temperamento protetor e com muita energia, costuma zelar por aqueles que consideram como sua família, alertando-os de perigos. Não é à toa que é considerado um cão de guarda, sempre alerta e vigilante para os perigos que podem cercá-lo. Por esse motivo, quando treinado precocemente, se torna o vigia da casa. O que não é tão difícil de acontecer, por ser considerado um cão com uma inteligência acima da média.

O que chama a atenção nessa raça são suas longas barbas e sobrancelhas (que curiosamente advém de seu nome, que significa “bigode” em alemão, país de origem da raça), além de uma saia mais exuberante, que deve ser cuidada e escovada rotineiramente a fim de se evitar a formação de nós.

Geralmente são encontrados na cor sal e pimenta, preto ou branco (mas também podem ser marrons). Há alguns anos era costume realizar o corte de orelha e cauda, para passar uma aparência de sempre estar alerta. Felizmente tal conduta de mutilação passou a ser considerada ilegal em nosso país e em boa parte do mundo, levando a ser uma característica pouco comum de se ver hoje em dia.

Seus pelos caem menos do que as de outras raças, o que ajuda em casas com pessoas alérgicas. Vale ressaltar que não são cães “hipoalergenicos”, mas sim que, quando alimentados com uma ração de boa qualidade, e frequentemente tosados e sadios, a quantidade de pelos espalhados pela casa diminui, ficando mais fácil controlar os alérgenos.

Quanto ao tamanho, são três tipos: os Gigantes, com cerca de 61 cm de altura e pesando em média 30 Kg, normalmente criados como cães de guarda; os Médios, medindo cerca de 46 cm e pesando em média 18 Kg, que compreendem a grande maioria no Brasil; e os Miniaturas, com cerca de 30 cm de altura e pesando não mais de 9 kg, caracterizados por sua alta inteligência e muito fôlego para brincadeiras.

Possuem uma pelagem dupla. A pelagem superior é mais dura, enquanto o sub pelo é macio. Remover o sub pelo, pelo menos duas vezes ao ano, estimula o revestimento superior mais duro a ficar mais cheio, conforme é descrito no padrão da raça.

* Fonte: Jardimfranca.vet.br.

* Foto: Tudosobrecachorros.com.br.

Compartilhe