CASO DO POTE DE IOGURTE, O

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Foi aos 80 anos de idade que recentemente o Faustino teve uma experiência que o deixou extasiado: saborear iogurte. E foi uma experiência para lá de surreal. Ele, mais conhecido por Seu Tino, mora com a esposa Mafalda, a Dona Fafá, numa pequena propriedade rural na comunidade de Lanhosos. A casa confortável, fruto da saudosa e dura labuta na roça, se alegra todo final de semana com a chegada dos filhos e, a máxima alegria do casal, dos netos.

Certo dia, um dos filhos do Seu Tino e da Dona Fafá se lembrou de que a mãe sim, mas o pai nunca havia tomado iogurte. Então resolveu levar iogurte para o Seu Tino. Infelizmente, o Seu Tino estava resfriado e naquele final de semana não pôde experimentar o iogurte. Já na segunda-feira à tarde, Dona Fafá ofereceu ao marido um pote de 250 ml de iogurte. Seu Tino pegou a embalagem, abriu, tomou uma colherada, leu com atenção tudo o que estava escrito no rótulo e disse à mulher:

– Trem mais bão do mundo, sô!

Foi nesse exato momento que um troço muito esquisito começou a acontecer. Veio a terça-feira, veio a quarta-feira, a quinta-feira e a sexta-feira, e o Seu Tino agiu estranhamente: várias vezes ao dia abria a geladeira, pegava o pote de iogurte, tomava uma colherinha e guardava novamente. Aquilo intrincava a mulher que perguntava o porquê daquilo e ele sempre respondia que era assim mesmo, que seguia o recomendado pelo fabricante. Dona Fafá então resmungava um pouquinho e seguia nos seus afazeres, já imaginando que o marido estava começando a afrouxar os parafusos.

Sábado, nove horas da manhã, lá estavam o Seu Tino e a Dona Fafá no alpendre recebendo os filhos e netos. A mãe não perdeu tempo:

– Perguntem aí pro seu pai porque ele gastou 5 dias para tomar um potinho de iogurte!

E o Seu Tino, fazendo pose de entendido, estufou o peito e veio com essa:

– Ora gente, vocês não têm hábito de ler as instruções de consumo dos produtos. Eu sim, leio tudo, e lá está escrito: Depois de aberto, consumir em cinco dias!

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 28/02/2013 com o título “Prefeitura em 1916”.

Compartilhe