PELO CURTO INGLÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Pelo Curto Inglês (British Shorthair) é muito antigo, surgido lá pelos idos de 50 d.C. quando o Império Romano invadiu a Bretanha e levou junto com os seus soldados gatos que eram descendentes dos gatos selvagens africanos, a fim de combater a horda de ratos que se proliferava pelo território inglês. A primeira vez que foi exibido em uma exposição aconteceu no dia 13 de março de 1871, no famoso Crystal Palace de Londres, sob a responsabilidade de Harrison Weir. O resultado de suas experiências genéticas fez com que o British Shorthair de cor preta fosse o gato mais popular das exposições realizadas no final do século XIX. Essa popularidade se estendeu até o momento em que os gatos Persas pisaram em território inglês.

Como o nome diz, tem pelos curtos e densos, mas macios ao toque, nas cores cinza, creme, vermelho, chocolate, lilás, negro e branco; olhos amarelos arredondados e bem separados, vibrantes e brilhantes. É de porte robusto, bem equilibrado e forte, musculoso e de peitoral largo. As fêmeas costumam ser menos robustas que os machos em praticamente todos os aspectos. A cauda possui uma largura considerável, mais grossa na base, fina e arredondada na ponta; patas arredondadas, largas e fortes; cabeça redonda e larga, contendo um espaço razoável entre as orelhas; focinho curto e largo, com os respectivos orifícios nasais mais abertos; queixo alinhado com o focinho, desenvolvido e forte. O tamanho pode variar de mediano para grande. No que se refere peso, oscila entre 4 e 8 kg.

Tem preferência por passar mais tempo no chão. Não é dotado de muita agilidade e velocidade, mas é muito inteligente, possuindo excelente talento para caçador. Apesar do porte avantajado, é dócil e brincalhão, sempre disposto a lidar com qualquer situação tranquilamente. Ao contrário de outras raças felinas, onde o jeito aventureiro fica muito mais pronunciado, prefere ficar na tranquilidade e calmaria do lar, na companhia da sua família humana. Por causa do temperamento calmo, alta paciência e equilíbrio, quando se sentem incomodados, se afastam, ao invés de revidar de alguma forma. Sendo assim, dificilmente irão arranhar as pessoas, sendo excelentes amigos para as crianças.

Adapta-se facilmente aos mais diversos espaços, além de serem capazes de conviver numa boa com outros gatos e até mesmo com os cachorros. Relaciona-se bem com todos os membros da casa, não nutrindo preferência por nenhum integrante da mesma. Não são mandões, autoritários e nem territorialistas. A convivência com eles é pacífica e não são carentes, não precisam de uma dose constante de atenção. Seus miados são bem raros aprendem tudo muito facilmente. Se você está em dúvida sobre qual raça de gato escolher, mas sabe que gosta de animais tranquilos e simples de cuidar, o Pelo Curto Inglês é a melhor opção para você.

* Fonte: Oamigopet.com.

* Foto: Focinhoserabos.blogspot.com.

Compartilhe