CÂNCER DE MAMA EM CADELA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

O câncer de mama em cadela é uma das doenças mais temidas por quem tem esse animal de companhia. Muitas pessoas acreditam que a enfermidade atinge apenas as fêmeas, enquanto machos também são afetados, mesmo que em menor escala. Felizmente, boa parte dos casos de tumores mamários são benignos e não afetam a vida do animal negativamente. O diagnóstico precoce, como em qualquer tipo de câncer, é o recomendado.

As primeiras mudanças que podem ser observadas nos animais são as comportamentais, como tristeza, falta de apetite, febres e vômitos. Muitas vezes os sinais podem se desenvolver de forma silenciosa, não causando alterações físicas ou comportamentais latentes e imediatas. Como quanto antes o câncer for detectado maiores são as chances de recuperação, é fundamental que os donos fiquem atentos aos sinais, assim como criar o hábito de fazer visitas periódicas ao Médico Veterinário. No entanto os sintomas nem sempre aparecem no início da doença. Alguns deles são detectáveis somente em um estágio avançado do câncer, como caroços, inchaço, secreções e dor na região das mamas.

Benigno ou maligno, o diagnóstico é feito principalmente por exames clínicos da região mamária e exames de citologia aspirativa do nódulo. Após a análise dos resultados, é o Médico Veterinário quem irá pedir uma série de exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia de abdômen e radiografias de tórax para estabelecer qual será o tratamento adequado e certificar em qual estágio a doença se encontra. Deste modo é possível descobrir se existe a presença de metástases, que são responsáveis pela propagação do tumor para outras partes do corpo.

Com o diagnóstico de câncer de mama definido, vem a parte do tratamento. Na maior parte dos casos, a primeira opção é a cirurgia para a retirada completa do tumor(es). A operação cirúrgica geralmente já é o suficiente para o caso de câncer benigno, mas no caso dos malignos é necessária também a realização de quimioterapia e intenso cuidado de prevenção contra a reincidência e a metástase após a operação. Infelizmente, quando a metástase é comprovada as chances de cura são mínimas, e a opção mais viável é a administração dos sintomas com o uso de medicamentos específicos.

Apesar de não existirem fatores pontuais que fazem a doença aparecer, e nem atitudes específicas para evitar que ela apareça, é possível tomar algumas medidas para diminuir os riscos de desenvolvimento do tumor. Uma das opções, e a mais eficiente delas, é a castração da fêmea antes de seu primeiro cio. Como a porção hormonal dos animais novos é um dos grandes responsáveis pelo aparecimento de disfunções que podem influenciar o surgimento da doença, controlar essa área é um importante passo. Outro grande colaborador para o surgimento do câncer de mama em cadelas é a ingestão de medicamentos hormonais, como o anticoncepcional. Por isso, esse tipo de medicamento é expressamente contraindicado por diversos especialistas, tanto para cães como para gatos.

* Fonte: Canaldopet.ig.com.br.

* Foto: Portaldodog.com.br.

Compartilhe