SINAIS BÁSICOS DE BOA SAÚDE FELINA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

OLHOS − Os olhos devem estar sempre alertas e sem demonstrarem manchas ou sombras na parte colorida. Excesso de secreção ou sujeira ao redor dos olhos também podem ser maus sinais. Além disso, a terceira pálpebra não deve estar visível.

ORELHAS − Orelhas saudáveis não devem apresentar sujeiras, odores, machucados ou desgastes na pele ou pelagem.

FOCINHO − O focinho de um gato saudável também deve estar limpo e livre de desgastes ou machucados. Espirros ou corrimento em excesso podem ser sinais de que é hora de levar o seu felino ao Médico Veterinário.

PELE E PELAGEM − Sarnas, manchas vermelhas ou sinais de pulgas e carrapatos devem ser analisadas com muito cuidado, assim como falhas na pelagem. Pelos brilhantes e macios são sinais de boa nutrição e saúde.

BOCA E DENTES − As gengivas de um gato saudável devem ser rosa claro, os dentes devem estar limpos e a respiração normal. Um odor particularmente forte poderia indicar problemas digestivos (halitose, como é chamado o bafo do gato, pode significar diversas doenças), gengivite ou dentes quebrados e devem ser devidamente investigados por um Médico Veterinário. Tártaro também pode se formar sobre os dentes, especialmente à medida que envelhecem.

APETITE − Interessante observar os hábitos alimentares do seu gato em um período saudável para que você possa fazer comparações futuras. Saber quanto de ração ele consome diariamente poderá te ajudar a detectar perda ou excesso de apetite no futuro, e o mesmo deve acontecer com o consumo diário de água. Manter horários fixos para a alimentação sempre é um bom hábito, porém nem sempre possível de se controlar. PESO − Ainda que um gato obeso não seja um bom sinal, um gato muito magro também pode estar apresentando problemas de saúde. Converse com seu Médico Veterinário sobre o peso ideal para a idade e porte do seu felino e, em seguida, analise a melhor dieta para mantê-lo dentro de uma margem saudável. Caso você note que ele não está se alimentando por mais de 24 horas ou que está com perda de peso aparente, pode ser um dos primeiros sintomas de doença.

TEMPERATURA E BATIMENTOS CARDÍACOS − Os batimentos cardíacos podem variar entre 110 e 240 por minuto, enquanto um gato adulto possui temperatura média de 37ºC. Visitas frequentes ao seu Médico Veterinário de confiança podem assegurar que os sinais vitais do seu gato estão dentro do normal.

COMPORTAMENTO − Como está a caixa de areia? Ele está urinando ou defecando em quantidades e intervalos regulares? Ele tem brincado, cochilado e participado da rotina normal da casa? As variações destas atividades básicas podem indicar problemas.

DISPOSIÇÃO − Um gato feliz é brincalhão, atlético e alerta. Você sabe como é o comportamento do seu gato, não sabe? Saiba que qualquer variação no comportamento dos gatos pode ser sinal de que algo está errado, portanto não hesite em contatar seu Médico Veterinário a qualquer momento que você julgar necessário.

VACINAS − Confira e se certifique de que seu gato está em dia com as vacinas básicas.

* Fontes: Ogatofantastico.com.br e Petz.com.br.

* Foto: Curiosidadeshumanasonline.blogspot.com.

Compartilhe