LAVOURA FARTA E BOATARIA EM 1942

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1942)

A negócios, esteve em nossa redação o conhecido fazendeiro sr. Ildefonso Borges. Na palestra que manteve com os nossos redatores, deu informações de interesse para os nossos leitores e que procuramos resumir nas linhas abaixo.

“A produção de milho, este ano, foi magnifica, disse-nos o sr. Ildefonso, e seu preço será também compensador dada a quantidade de porcos magros existente. A noticia de que não há porcos magros é falsa e lançada pelos interessados na baixa do milho. Acabo de percorrer grande parte de nossa zona econômica e observei com segurança o que afirmo. O toucinho dará lucros compensadores mesmo vendido mais barato, dado a abundância do milho.

As roças de arroz estão também muito boas e a colheita vai ser abundante. Os baixistas inimigos dos lavradores espalham boatos alarmantes para demonstrar que êste cereal não alcançará preços compensadores.

A plantação de feijão também duplicou êste ano e se o tempo correr bem a colheita será formidável. Mesmo em zonas consideradas pobres como Pilar, Europa, etc., o número de roças aumentou consideravelmente. Esta zona está integrada na economia de Coromandel e Patrocínio devido a falta de meios de comunicação com a nossa cidade. Uma linha de automóveis para aqueles é necessidade urgente”.

Assim terminou a informação que nos prestou o sr. Ildefonso Borges, dos mais progressistas fazendeiros de nosso município.

* Fonte: Texto publicado com o título “Boas notícias dadas por um fazendeiro” na edição de 08 de março de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Professoracleides.blogspot.com.

Compartilhe