BRINCAR DE JOGA-E-BUSCA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

As pessoas realmente gostam de brincar de joga-e-busca com os cães, porém é necessária uma disposição natural de ambas as partes. Pessoas e cães preguiçosos e sedentários não se interessam por essa brincadeira. Nem cães obcecados em cheirar, razão pela qual é mais difícil treinar um bloodhound farejador do que um servil labrador.

Objetos a serem buscados devem ser fáceis de jogar e devem caber com segurança na boca de um cão. Bolas de tênis são as ideais para todos − menos para os cães de pequeno porte −, porque são firmes, mas macias, e é improvável que causem ferimentos. Bolas de golfe, apesar de terem o tamanho ideal para cães pequenos, são muito duras, e se forem pegas no ar podem quebrar o dente do cão. Os kongs¹ são excelentes porque pulam desordenadamente. Os frisbees² só deveriam ser usados com cães leves; cães pesados ou muito pesados podem romper os ligamentos da pata ao pularem alto no ar, para capturar os fisbees voadores.

O cão sensato joga o objeto aos pés de uma pessoa e exige, delicadamente, mas com firmeza, que a pessoa o jogue. Se o cão for um mastigador dedicado, deve usar uma guia extensível e o objeto deve ser jogado a uma curta distância. Desse modo, se o cão não trouxer o objeto de volta, mas deitar-se para mastigá-lo, deve ser puxado e recompensado com um petisco ou com um afago para soltá-lo. Leva um tempo muito curto para que a maioria dos cães perceba que é mais divertido pegar e voltar do que pegar e mastigar. Recompensas verbais substituem o petisco e o treinamento de ambas as partes estará completo.

* 1: É um brinquedo oco e rígido disponível em vários formatos e tamanhos, de acordo com a idade e o porte do cão. Seu interior é preenchido com algum tipo de comida atraente para o animal. Isto permite que ele se esforce e descubra como deve manipular o objeto com o objetivo de alcançar a comida. Ao buscar o alimento, o brinquedo estimula a inteligência dos cães fazendo com que eles se esforcem para conseguir retirar o conteúdo escondido lá dentro.

* 2: Objeto em forma de disco, geralmente feito de plástico com diâmetro entre 20 a 25 centímetros, que é lançado para ser pego antes de cair.

* Fonte: 100 Perguntas que seu cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Roteiroanimal.com.br.

Compartilhe