MOACIR AMÂNCIO DOS SANTOS RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO PATENSE

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Dia 20 próximo [maio/1979] a Câmara Municipal de Patos de Minas estará reunida em sessão solene para outorgar o título de cidadão patense ao comerciante e fazendeiro Moacir Amâncio dos Santos. A proposição foi apresentada pelo vereador Adalto Antônio Gonçalves e teve aprovação unânime da edilidade patense. O homenageado é natural de Batatais-SP. Filho de Domingos Amâncio dos Santos e Dona Francisca Amâncio dos Santos. Tem 5 irmãos, sendo que José Luiz é falecido. Em 1965 casou-se em Patos de Minas com Dona Glória de Melo Bruno Santos, filha do comerciante Júlio Bruno e D. Amélia de Melo Bruno. O casal tem 2 filhos: Eliane e Júlio Cesar.

Moacir Santos é um lutador da vida. De jogador de futebol profissional, grande defensor de muitos times, até esbarrar aqui no nosso Mamoré.

Veio, jogou, brilhou na defesa do piriquito da Major Gote. Gostou de Patos de Minas e aqui fixou residência, casando-se.

Com uma pequena casa de Retalhos iniciou sua vida comercial e hoje, graças a sua tenacidade e correção nos negócios é um dos grandes comerciantes de Patos de Minas, no ramo de tecidos e roupas feitas. Tendo 5 lojas e fazendas.

Moacir Santos mereceu a homenagem que lhe atribuiu a Câmara Municipal de Patos de Minas, dando-lhe o título de “Cidadão Patense”. Ele fez muito mais por Patos de Minas do que muitos que já receberam tais homenagens e nunca mais voltaram… pelo menos para rever a terra que lhe adotara como filho honorário.

Parabéns, Moacir Amâncio dos Santos e familiares.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Moacir Santos, Cidadão Patense” na edição de 13 de maio de 1979 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe