VII FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A Feira de Ciências tem demonstrado, hoje, ser uma das melhores atividades na área do ensino, para divulgação do trabalho científico ou tecnológico, eliminação e esclarecimento de diversos tabus na área científica e a educação de massa no que concerne a diversos assuntos e aspectos da vida, relacionados às moléstias de diversas naturezas.

Dentro desse espírito a 18.ª Delegacia Regional de Ensino realiza todos os anos, a Feira Regional de Ciências.

Este ano, nos dias 20 e 21 de setembro, foi realizada a VII Feira Regional de Ciências contando com a exposição de 31 trabalhos dos seguintes municípios: Patos de Minas, Patrocínio, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Guimarânia.

A solenidade de abertura da VII Feira Regional de Ciências se deu às 13 horas do dia 20, contando com a presença da Sra. Delegada de Ensino, Eusa Pereira Borges Fonseca; Prefeito Municipal, Dr. Dácio Pereira da Fonseca e outras autoridades.

Grande foi o número de pessoas que visitaram a Feira, todos elogiando muito a criatividade e esforço dos estudantes que participavam da promoção.

O julgamento destes trabalhos foi feito por professores da área de ciências, representando Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Patrocínio.

Dos 31 trabalhos participantes foram classificados os seguintes:

De 1.ª à 4.ª Série

1.º lugar − O Estudo das Aranhas, da Escola Estadual Cônego Getúlio.
2.º lugar − O Coração e suas Doenças, Escola Estadual Cônego Getúlio.

De 5.ª à 8.ª Série

1.º lugar − Nakmografo, Escola Estadual Prof.ª Elza Carneiro Franco.
2.º lugar − Vapatos, Escola Estadual Dom Lustosa (Patrocínio).
3.º lugar − Suinocultura, Escola Estadual Prof.ª Elza Carneiro Franco.

Do 2.º Grau

1.º lugar − O Reconhecimento da Fauna no Município de Patos de Minas, Colégio Marista.
2.º lugar − Fungos, Escola Estadual Prof. Antônio Dias Maciel.
3.º lugar − Como chegam até nós os sub-produtos do Petróleo, Colégio Marista.

Aos classificados foram conferidos troféus e medalhas patrocinados por Fosfértil, Patos Diesel, Rotary Clube e Olímpica Calçados.

Apenas dois trabalhos participam da Feira Estadual de Ciências, a ser realizada ainda este ano, em Belo Horizonte. São eles: “O Reconhecimento da Fauna no Município de Patos de Minas” do Colégio Marista (1.º lugar do 2.º Grau) e “Nakmografo”, da Escola Estadual Prof.ª Elza Carneiro Franco (Polivalente), 1.º lugar do 1.º Grau.

As inscrições dos trabalhos na Feira Estadual de Ciências serão encerradas agora em outubro.

Através do nosso “COMUNICANDO”, a 18.ª Delegacia Regional de Ensino agradece a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram para o êxito do empreendimento.

Vamos aguardar e torcer pelos nossos estudantes.

Um abraço, gente amiga.

* Fonte: Texto de José Afonso publicado na coluna Comunicando em Destaque da edição n.º 10 de 30 de setembro de 1980 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Trabalhosescolares.net, meramente ilustrativa.

Compartilhe