VIRA-LATA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Assim como acontece com os cachorros, entende-se como gato vira-lata todo o gato que possui mistura de uma ou mais raças em sua linhagem genética. A incidência desse tipo de gatos se tornou tão grande que o meio veterinário optou por nomeá-los como raça pelo curto. A grande maioria encontrada por aí possui essa característica, além dos olhos com cores semelhantes. Dados de uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia relata que 80% dos gatos que vivem em casas brasileiras entram no perfil de SRD (Sem Raça Definida).

Também conhecido como o gato doméstico ou gato comum, a espécie se desenvolveu a partir de felinos selvagens originários de África, como o gato-selvagem-africano (Felix Libyca) e o gato-da-selva (Felix Chaus). Estes gatos chegaram desde o Egito até à Europa e foi neste continente onde se cruzaram com o gato-selvagem-europeu (Felix Silvestris), dando lugar ao gato que se conhece atualmente como vira-lata, de tamanho médio, grande diversidade de cores e um caráter afetuoso e inteligente. A mistura desses felinos é sem limites, nunca se sabe como ele irá nascer, já que nenhum animal anterior é igual ao atual. Não dá nem para se basear e tentar adivinhar qual será seu visual. Alguns podem apresentar pelos mais longos. Por precisarem sobreviver à seleção natural, eles podem ser mais fortes e mais saudáveis, mas não é regra. Isso não é uma razão para diminuir os cuidados com os SRD. Eles precisam, como qualquer outro gato, ir ao veterinário frequentemente e tomar todas as vacinas necessárias, o que garante a sua saúde e longevidade. Tem uma expectativa de vida de 20 anos.

É um dos gatos mais carinhosos e apegados à família humana, com grandes dotes de comunicação, que esperam a chegada do seu dono à casa de forma ansiosa, derretendo-se em ronrons e demonstrações de afeto. Entretanto, não gostam muito de ficar sós dentro de casa e precisam passear um pouco pelas ruas. Quando encontrar um exemplar na rua procure saber se ele não pertence a ninguém das redondezas antes de levá-lo para casa. Se o gato morar em uma casa próxima de onde você o encontrar, é provável que os vizinhos já o conheçam e já saibam de onde ele é.

* Fontes: Cachorrogato.com.br., Canaldopet.ig.com.br. e  Peritoanimal.com.br.

* Foto: Peritoanimal.com.br.

Compartilhe