GRUPO DE ESCOTEIROS SÃO FRANCISCO (GESF)

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Grupo Escoteiro São Francisco 53.º MG de Patos de Minas foi fundado em 18 de fevereiro de 2007, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e empenhados em fazer um mundo melhor.

Durante todo o ano de 2006, alguns voluntários mobilizaram a população para a formação do grupo, que, após autorizado pela União dos Escoteiros do Brasil, realizou, em 22 de outubro de 2006, assembleia para aprovação do estatuto.

Daí se intensificaram os trabalhos para divulgação, esclarecimento e formação dos adultos e, ao mesmo tempo, para a admissão de mais adultos voluntários e principalmente de crianças e jovens que, acreditando no movimento escoteiro, vieram fazer parte dessa fraternidade mundial.

O Escotismo foi fundado em 1907, na Inglaterra, pelo ex-general inglês Robert Stephenson Smith Baden Powell, aclamado chefe escoteiro mundial. Foi trazido para o Brasil no ano de 1910.

O idealizador para trazer o Escotismo para Patos de Minas foi o Padre Frei Evandro Moreira de Melo. Como padrinho, o Grupo Escoteiro São Sebastião de Uberlândia (MG).

O nome do grupo São Francisco é uma homenagem ao Francisco de Assis, referindo-se à enorme energia dispensada por ele durante sua trajetória na terra de Assis. Sua coragem, sua solidariedade, sua disposição e sua sede de justiça foram inspiração para os fundadores do grupo.

A solenidade de fundação do grupo ocorreu na Praça Irmão Sol¹, com a presença de várias pessoas, autoridades e imprensa, além de membros de grupos escoteiros de outras cidades. Após a celebração eucarística na Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, houve as primeiras promessas escoteiras dos escotistas e membros juvenis.

Foi eleita a primeira diretoria do Grupo Escoteiro São Francisco, composta pela seguinte chapa: Enir José de Moura, Diretora Presidente; José Maria de Resende, Diretor Administrativo; Luzia de Fátima Corrêa, Diretora Financeira. Foi eleita também a primeira comissão fiscal composta por Gilson de Deus Borges, Luciana Lopes Nascentes e Maria Aparecida Franco Rocha. Os suplentes: Francisco de Assim Moura, Waslington Caetano Martins e Elaine Prado Nery. Como representante na Assembleia Regional, Mauro André Severino Franco.

Após muito refletir, a diretoria do Grupo Escoteiro São Francisco criou a logomarca do grupo, que seria a marca definitiva do 53. Fez da flor-de-lis uma homenagem à cidade de Patos de Minas, capital do milho. A cor amarela da espiga do milho simboliza o ouro, a fartura. A cor verde das folhas representa a esperança de o mundo ser sempre melhor. A faixa marrom, o cordão de São Francisco, o padroeiro do grupo, e o homem Francisco amigo das crianças e dos animais.

O grupo adotou o traje/vestuário da União dos Escoteiros do Brasil. O lenço escoteiro foi desenvolvido pelo próprio grupo, que passa a usá-lo como seu distintivo. A cor predominante é o azul, que significa serenidade e harmonia.

Todos, uniformizados, estão preparados para cumprir a lei escoteira e a promessa. Os membros juvenis e adultos assumem voluntariamente uma Lei e Promessa Escoteira. A Lei Escoteira tem dez artigos sobre honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito, proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom senso e autoconfiança. A Promessa Escoteira são as três bases do Escotismo: dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja); dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo); dever para consigo próprio (crescimento saudável e autodesenvolvimento). “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira”.

O Escotismo está estruturado em faixa etária, conforme segue: crianças entre 6,5 e 10 anos, ramo Lobinho, com o lema Melhor Possível; adolescentes entre 11 e 14 anos, Ramo Escoteiro, com o lema Sempre Alerta; jovens entre 15 e 17 anos, ramo Sênior, com o lema Sempre Alerta; jovens entre 18 e 21 anos, ramo Pioneiro, com o lema Servir. Após os 21 anos, qualquer pessoa pode ingressar no Movimento Escoteiro como adulto voluntário, atuando como escotista, auxiliando os jovens na realização das atividades, ou como dirigente, realizando funções administrativas no grupo escoteiro.

O Grupo Escoteiro São Francisco tem duas gestões bienais, conforme rege o estatuto da União dos Escoteiros do Brasil. Nesse período de existência do grupo, deixaram suas contribuições como diretores presidentes: Sr. Felix Manuel Chagas, Sr. Riuvanio Rodrigues Ferreira, Sra. Enir José de Moura e Sra. Luiza Maria Ferreira Gonçalves Vieira, os quais permaneceram apoiando o grupo.

A direção do grupo eleita neste ano de 2016 ficou assim composta: Diretora Presidente, a Sra. Luzia de Fátima Corrêa; Diretor Administrativo, Sr. Leandro Augusto Araújo Resende Campos; Diretora Financeira, Sra. Enir José de Moura. A diretoria nomeou para Diretor Técnico o Sr. Felix Manuel Chagas.

O Grupo Escoteiro São Francisco 53.º MG tem suas reuniões semanalmente com os jovens nas praças públicas e em áreas verdes da cidade, privilegiando o contato com a natureza. O Grupo participa ativamente de acampamentos, atividades desportivas, culturais, religiosas, cívicas, educativas e sociais, de um modo geral. As atividades escoteiras compreendem jogos, técnicas úteis, vida em contato com a natureza, acampamentos, integração com a comunidade, entre outras, tudo isso em um ambiente fraterno.

Consciente de suas ações, o Grupo Escoteiro São Francisco 53.º MG reconhece e vem agradecer a Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus pelo apoio e, ao mesmo tempo, parabenizá-la pelos seus 50 anos de história e dedicação à população de Patos de Minas.

Sempre Alerta Para Servir o Melhor Possível.

* 1: Praça que fica em frente à Igreja, ao lado do Salão Paroquial. Em 31 de outubro de 1990, o Art. 1.º da Lei n.º 2.664 assim determinou: Fica denominada de Praça “Do Irmão Sol”, a Praça que está sendo construída defronte a Igreja de Santa Terezinha, localizada na Av. Paranaíba, entre a rua Espírito Santo e Travessa Santa Terezinha, quadra 29 do setor 20 no bairro Brasil.

* Fonte: Texto de Luzia de Fátima Corrêa, Diretora Presidente do Grupo Escoteiro São Francisco 53.º MG, publicado em Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus − uma história de amor franciscano em terras de Patos de Minas (2016), de Selma Helena Marques.

* Foto: 053gesaofrancisco.blogspot.com.

Compartilhe