MECÂNICO FOLGADÃO

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

O Taquinho é um dos mecânicos mais competentes e conhecidos na Cidade. Certa vez, atendendo ao pedido de um amigo, empregou em sua oficina Mecanauto um sujeito que se dizia muito bom de serviço. E logo comprovou que era mesmo bom de serviço, e ao mesmo tempo, logo demonstrou que demorava demais da conta para finalizar os consertos ou até simples ajustes em qualquer tipo de carro, fosse nacional ou importado. E o que mais se ouvia na oficina era a voz do Taquinho clamando:

– Vamos, rapaz, acaba logo com isso.

Depois de seis meses de serviço, o patrão começou a perder a paciência com a lentidão do funcionário, chegando a reclamar a quem o havia indicado. Este, preocupado, teve uma conversa séria com o moço. Mas não adiantou, e a voz do Taquinho continuou a ressoar no interior da Mecanauto:

– Vamos, rapaz, acaba logo com isso.

Até que um dia a paciência do Taquinho acabou após a reclamação de um cliente que deixara o carro na oficina há dez dias e nada do fulano terminar o serviço. Foi então disposto a por um fim na tranqueira e quando já ia partir para a bronca viu o tal funcionário debaixo do tal carro trabalhando no conserto. O Taquinho então recuou e esperou que ele terminasse o serviço. Uma hora depois, o Taquinho voltou e o fulano continuava debaixo do carro. O Taquinho então se agachou para chamá-lo. E foi nesse momento que o patrão descobriu o porquê o funcionário era lento nos seus serviços.

O sujeito era esperto além da conta. Ele amarrava as duas mãos numa parte qualquer do motor e assim tirava longos cochilos sem ser aborrecido, pois qualquer um que o visse deitado debaixo do carro com os braços esticados não teria dúvida alguma em acreditar que ele estava trabalhando no motor. Foi seu último cochilo na Mecanauto. Dizem que o folgadão rodou por todas as oficinas de Patos de Minas. Recentemente alguém afirmou que o viu com um macacão de mecânico na praça principal de Lagamar.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 28/02/2013 com o título “Prefeitura em 1916”.

Compartilhe