MANEJO DA GUIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Para cada ação há uma reação igual e oposta. Os cães entendem de física básica, por isso quando sentem tensão na guia simplesmente resistem a ela. O resultado é um cão atabalhoado andando com as patas traseiras e uma pessoa exasperada andando com os calcanhares.

Esse é um problema quase inevitável quando se permite que um cão conduza; e é a razão pela qual é tão eficaz treiná-lo para “seguir” o dono ou andar a seu lado. Em vez de segurar a guia com uma das mãos, deixando o cão puxar para frente, as pessoas deveriam segurá-la com as duas mãos, uma na parte de cima da guia e a outra no meio, de forma que ela não vá para cima mas cruze seu corpo e o cão fique ao lado e ligeiramente atrás dela. Isso significa que não há mais forças iguais e opostas. Não há nada contra o qual o cão deva puxar, e ele não tem oportunidade de puxar para frente ou para trás.

Sem tensão alguma na guia, e usando comida ou brinquedos para chamar sua atenção, a pessoa deveria dizer o nome do cão e começar a andar. A maioria dos cães se movimentará também. Eles são recompensados com agrados e palavras como “muito bem”. Se o cão tentar se mover para a frente, a pessoa dá uma sacudida rápida na guia − não um puxão. Melhor ainda, ela anda na frente do cão e o confunde, e então recomeça. Os cães puxam a guia só porque se sentem restringidos. Os cães gostam de passear com outros membros da matilha e o farão amavelmente quando não forem refreados.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Clipartmag.com.

Compartilhe