URINA DELATORA

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

O Toinzinho não estava nada satisfeito com a sua vida sem um emprego fixo. Precisava providenciar uma ocupação certa para agradar a namorada que já dera sinais de querer um noivado. Mas sem ensino suficiente, onde conseguiria arrumar emprego? Um dia ficou sabendo que a empresa coletora de lixo estava precisando com urgência de 10 funcionários. Lá compareceu às cinco horas da manhã para ser o primeiro entrevistado. E valeu a pena o esforço, pois saiu da entrevista dando pulos de alegria por ter conseguido o emprego. Como não tinha comido nada, aproveitou e foi à clínica para a coleta de sangue, ficando de levar as amostras de fezes e urina no outro dia, exigências do exame médico admissional. À noite, depois do namoro, foi comemorar no boteco que tradicionalmente frequenta no Bairro Jardim Panorâmico. O relógio marcava duas horas da madrugada quando, tontinho da silva, adentrou à sua residência, a três quarteirões do bar. Ao acordar às seis, veio-lhe a lembrança dos exames:

– Tenho que coletar urina e fezes e se detectarem álcool nelas lá se foi o meu emprego.

Preocupadíssimo, acordou a irmã de 15 anos e pediu, por tudo quanto era mais sagrado na vida, que ela lhe fornecesse as amostras na certeza de que nunca iriam descobrir. E assim aconteceu. Feliz de que ninguém iria constatar os altos teores de álcool no seu organismo, ele deixou as amostras na clínica, onde lhe informaram que os resultados seriam enviados para a empresa e ele seria comunicado para a devida conclusão do processo admissional.

Dois dias depois foi exigida sua presença com urgência urgentíssima. Toinzinho ficou preocupado com a voz assustada da telefonista e saiu às pressas. Chegando à empresa levaram-no imediatamente para a sala da gerência. O homem assustou-se com tantas pessoas com caras assustadas, ou melhor, perplexas. Toinzinho sentiu um suor frio correndo pelo corpo quando ouviu a voz do gerente:

– Meu rapaz, você está com um gravíssimo problema.

Aquilo zoou tanto na cabeça do Toinzinho que, mesmo sentado, teve a sensação de sentir seu corpo se derreter, já acreditando que tinham descoberto a farsa. Com vários pares de olhos cravados em seu corpo, o mundo se desmanchou para o Toinzinho ao captar as palavras:

– Meu rapaz, você está grávido!

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 28/02/2013 com o título “Prefeitura em 1916”.

Compartilhe