MONSENHOR FLEURY AGRADECE A ZAMA MACIEL POR ARTIGO SOBRE A NOVA MATRIZ

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: MONSENHOR FLEURY (1942)

Patos, 10 de agosto de 1942.

Meu prezado amigo, Zama Maciel.

Muito cordiais saudações.

Seria faltar aos sagrados deveres de justiça e gratidão o deixar de dirigir-lhe esta carta para felicità-lo e agradecer-lhe pelo seu bem lançado artigo, publicado na “A Folha de Patos” de domingo ùltimo¹.

O senhor foi muito feliz no referido artigo, tão sensato quanto oportuno pelos seus conceitos elevados e profundos, dentro de toda lógica, que bem revela não só os seus vastos conhecimentos, quanto os seus nobres sentimentos.

De veras, apreciei justamente o seu ótimo artigo, com restrição e me prescindindo daqueles tópicos que se referem á minha pessôa, pelo seu fundo verdadeiramente católico.

“O homem erguendo edifícios para neles se reunir e glorificar a Deus, nada mais faz que proclamar o seu amor á Divindade, definindo-se pela luz e efileirando-se nos esquadrões do bem”. Para Ele o que temos de melhor no espirito e na materia transformada por aquele, na sua mais bela expressão, que é a arte.

“Os templos despidos e sem a mistica magestade das catedrais são casas de adorar a Adeus, mas nunca serão reais expressões de uma viva fé coletiva“.

A magestosa matriz de Patos, que na expressão de D. Alexandre é uma soberba catedral, está desde já sendo, e será no futuro, o maior atestado dos nobres sentimentos religiosos, artistico, generoso e progressista deste operoso e bom povo de Patos, que ao lado de outros empreendimentos de valor cultural, industrial e comercial, vem custeando a construção dessa grandiosa obra de religião, arte e cultura, que é por certo a nossa grandiosa matriz nova.

Meus parabens, pois, pelo seu esplendido artigo, e os meus agradecimentos pela sua oportunidade, já que vamos prosseguir essa construção, apesar da epoca não ser propicia, mas o estado das obras o exige com risco de estragar-se, na hipotese de não ser continuada, essa construção.

Já temos recebido algumas contribuições e depois enviarei as notas à “Folha de Patos”, para o conhecimento do respeitavel publico, que se interessa pela nova matriz.

Com os meus votos de saude e felicidade, sou o seu amigo ato², muito grato.

Mons. M. Fleury Curado

* 1: Leia “Sobre a Construção da Nova Matriz − 2”.

* 2: Talvez um erro de diagramação. Não seria “grato”?

* Texto publicado com o título “A redação da ‘Folha de Patos’, na pessoa de um de seus redatores o Snr. Dr. Zama Maciel, recebeu do Revmo. Snr. Mons. Manuel Fleury Curado, a carta abaixo, que prazerosamente publica dados os conceitos altamente honrosos para o nosso jornal emitidos por pessoa altamente credenciada para faze-lo:” na edição de 23 de agosto de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Arquivo da Escola Estadual Monsenhor Fleury.

Compartilhe