BICHON FRISÉ

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Bichon Frisé é um típico cão de companhia, considerado por muitos um cachorro maravilhoso para viver em apartamento, em grande parte por seu temperamento afetuoso, mas também por sua beleza e porte pequeno. De origem franco-belga, esta é uma raça muito antiga, descendente do Barbet e do Poodle Standard. Antes mesmo do reconhecimento internacional e da publicação do primeiro standard da raça Bichon Frisé, os bichons já eram divididos em quatro variedades: O Bichon maltês, o Bichon Bolonhês, o Bichon Havanês e o então chamado Bichon Teneriffe.

Esse cão se difundiu principalmente na Espanha, e acredita-se que os marinheiros espanhóis introduziram a raça na ilha canária de Teneriffe. No século 14, a raça teria sido levada de volta ao continente nas mãos de marinheiros italianos, onde se tornaram os prediletos pela aristocracia italiana. Nessa mesma época, o então chamado Teneriffe, ou Bichon obteve enorme sucesso também na Espanha e na França.

Foi reconhecida inicialmente pela França em 1933, quando foi publicado o primeiro standard pelo Kenel Clube Francês. Como a raça era conhecida nesse momento por dois nomes distintos, Bichon e Teneriffe, foi proposta pela Federação Cinológica Internacional uma unificação com base nas características da raça. Foi então convencionado o nome Bichon Frisé, em referência ao tipo de pelagem cacheada, que o difere das outras variedades de bichons.

É um simpático cão, alegre, festivo e dócil. É bastante ativo, gosta de brincar e precisa exercitar-se regularmente. Trata-se de um cão educado, sensível, brincalhão e carinhoso. É uma raça considerada exigente, gosta e precisa de atenção e prefere sempre estar em companhia da sua família. É essencialmente sociável e adora a interação com o dono durante as brincadeiras e passeios. É um cachorro afetuoso, inteligente e, sem dúvida, encantador. Muito ativo e cheio de energia, costuma se relacionar bem com crianças e está sempre pronto a brincadeiras e a acompanhar o ritmo acelerado dos pequenos. De natureza tranquila, também costuma se relacionar muito bem com outros cães e outros animais domésticos. É uma raça considerada muito inteligente e costuma aceitar o adestramento sem problemas. Obediente, deve ser estimulado desde filhote através de brincadeiras e jogos para que responda bem ao adestramento básico de obediência.

De porte pequeno, com estatura máxima de 30 cm, apresenta movimentação viva, com porte da cabeça alto e orgulhoso. A cabeça apresenta tamanho em harmonia com o do corpo, focinho de comprimento médio e não pontudo, com stop pouco acentuado e trufa arredondada, bem preta, de textura fina e brilhante. Os olhos são escuros, de tamanho médio e forma mais arredondada do que amendoada, de olhar muito vivaz. As bordas dos olhos do e as pálpebras são escuras. As orelhas são caídas e bem revestidas de pelos finos, frisados e longos. A cauda é implantada um pouco mais abaixo da linha superior que a do Poodle, normalmente levada alta e graciosamente curvada na linha do dorso, sem ser enrolada e a pelagem pode cair sobre o dorso. A pelagem é fina e sedosa, bem solta, encaracolada. Não é liso, nem encordoado e o comprimento pode variar de 7 a 10 cm. A cor da pelagem é o branco puro. Assim como acontece em outras raças, como por exemplo o Poodle, a pelagem do Bichon Frisé cresce continuamente, necessitando tosa regular.

* Fontes: Guiaderacas.com.br e Todos os Cães, de Gino Pugnetti.

* Foto: Petlove.com.br.

Compartilhe