PROFESSORANDAS DE 1956 SE MANIFESTAM NO ADEUS AO COLÉGIO DAS IRMÃS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

“JORNAL DOS MUNICÍPIOS” apresenta hoje, uma homenagem às professorandas do Colégio N. S. das Graças. Assim é que, nossa reportagem ali esteve, ouvindo-as, e podemos apresentar os “flashes” que se seguem, sendo que a primeira professoranda a ouvir-mos foi a Srta. Delza de Melo Queiros, que assim se expressou, comovidamente:

“Adeus, meu Colégio! Vou para a luta; educar a infância, preparar-lhe um futuro feliz”.

Continuando a nossa enquete, ouvimos mais as seguintes professorandas:

“Sòmente do alto, podemos dominar o mundo; mas, para alcançar o pináculo, é necessário passar pelos bancos da Escola”. − Dulce Maria da Fonseca.

“Mestras queridas, a vós que me ensinastes o amor à Verdade, a vós que me acompanhastes nas lutas de todos os dias, a vós que me preparastes para a vida, o meu adeus, à minha gratidão”. − Elaine Gontijo.

“No campanário do tempo, sôa a hora da Partida! Adeus, meu Colégio, adeus, Mestras, adeus!… Ao som da sinfonia da gratidão, parto levando uma eterna saudade”.

“Vou ao encontro da infância para instruí-la e apontar-lhe o Caminho do Bem”. − Iveta Ferreira.

“Adeus , meu Colégio! Vou difundir a seiva do cristianismo, vou preparar a sementeira da Pátria”.

“Adeus, Mestras, pioneiras do bem! Colegas, para vocês, minha eterna saudade”. − Judith Silva.

“Meu Colégio, queridas Mestras, parto levando a cultura que me conferiste e, no coração, um sentimento de profunda amizade e de eterna gratidão”. − Maria do Carmo Araújo.

“Adeus, meu Colégio! Parto, levando na penumbra violácea da saudade, o bálsamo da gratidão para com minhas Mestras”. − Maria Caixeta de Lima.

“Meu Colégio, Templo de Salomão, exuberante pela tua riqueza espiritual, nobre pelos teus princípios, glorioso pelo teu fim de encaminhar a mocidade pelos ínvios caminhos da vida, para ti, o meu adeus e minha eterna gratidão” − Maria José Alves.

“Adeus, querido Colégio, berço onde aprendi a viver, onde busquei meu ideal de educar a criança para servir a Deus e ao Brasil”. − Neyde Alves Soares.

“Partirei, meu Colégio, mas, deixo-te meu coração, levando a cultura que deste para formar as almas infantis”. − Neusa Simões Veloso.

“Nêste momento cruciante, choro as lágrimas da saudade, tesouro insaciável de ternura e de gratidão que deixo ao meu Colégio, às minhas queridas Mestras”. − Wanilda da Rocha Trajano.

“Meu Colégio, tabernáculo donde jorra a luz para as inteligências, com o coração trespassado pela lança da saudade, vejo-me forçada a dizer-te: Adeus!” − Vicentina Medeiros.

“Estou prestes a partir!Mas levarei, comigo, a saudade do meu Colégio, de minhas abnegadas Mestras e de vocês, queridas colegas”. − Wilma Ribeiro.

ADEUS, MEU COLÉGIO!
(Tema desenvolvido na última prova de Português)

Coração meu que estás a soluçar…
Confia-me a tua dôr e o teu pranto.
Oh! não tentes tua mágoa ocultar
Sei bem porque tu choras… no entanto…

O que posso fazer?!… Irei partir
Do meu Colégio, templo do saber!
Não duvido que sempre irei sentir
Uma saudade em todo o meu viver…

Adeus! Fonte de luz e de prazer;
Berço, onde aprendi lutar, vencer!…
No escrínio de meu jovem coração,

Quero ter-te, Colégio abençoado!
E teu nome, de luz aureolado,
Hei de cantar com a voz da gratidão!

Judith Silva (3.º ano de Formação)

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Falam as Professorandas do Colégio Nossa Senhora das Graças” na edição de 02 de dezembro de 1956 do Jornal dos Municípios, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe