NEBELUNG

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Nebelung tem a sua origem no começo da década de 1980, quando uma gata doméstica preta chamada Terri teve uma ninhada de três fêmeas pretas de pelos curtos e um macho de pelos compridos. O pai era um gato de raça desconhecida, mas que provavelmente descendia do Angorá. Uma das gatinhas, Elsa, foi entregue ao filho de Cora Cobb, proprietária do Terri, e Elsa teve uma ninhada com um filhote de pelo azulado, cujo nome era Siegfreud. Posteriormente Elsa teve outra ninhada, dessa vez com um Azul Russo, quando nasceu a gatinha Brunhilde, com as mesmas qualidades e características de Siegfreud. Cobb, então, cruzou os dois irmãos, que produziram uma ninhada de três gatos de pelos compridos azulados, nomeados de Nebelung, palavra alemã que significa “criaturas da névoa”. Os dois irmãos foram a base da nova raça, e Cobb escreveu o padrão para combinar com o Azul Russo, exceto no comprimento do pelo e em alguns pontos. A TICA aceitou o Nebelung para registro em 1987.

Muito fiel aos seus donos, inteligente, porém reservado com estranhos e crianças. Ativo e carinhoso, é um gato que precisa de tempo para se adaptar a novos ambientes. Dócil, tranquilo e brincalhão, apesar de tímido. Deve ser criado na companhia de pessoas ou outros animais, já que não gosta de ficar sozinho em casa. Corpo musculoso, robusto e longo; cabeça em forma de cunha modificada, mais apontada do que arredondada; olhos ligeiramente ovais e profundos de cor verde; almofada do nariz cor de cinza carvão; orelhas grandes e pontudas, mas largas na base; pescoço longo e delgado; pernas longas; patas ovais de tamanho médio, com tufos de pelos entre os dedos; cauda longa e coberta de pelos mais longos que os pelos do corpo; pelagem azul fosca com um toque de prata. Expectativa de vida entre 11 e 16 anos.

Seu pelo denso deve ser penteado pelo menos duas vezes por semana para evitar emaranhados e remover os pelos mortos. Os dentes devem ser escovados na mesma frequência, enquanto as unhas devem ser cortadas a cada 15 dias. Verifique as orelhas semanalmente, e se estiverem sujas limpe com algodão ou gaze, nunca com cotonete, que machuca os ouvidos. Cuidado com o canto dos olhos: limpe com pano macio e úmido, mas use áreas separadas do pano para evitar infecções.

Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta. A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. Não descuidar da alimentação, pois o Nebelung tem um apetite aparentemente insaciável, e se comer sem restrição pode ficar acima do peso e ter problemas associados à obesidade, como artrite e doenças do coração. As refeições devem ser servidas sempre no mesmo horário, bem como sua caixa de areia deve ser higienizada na frequência correta, caso contrário você terá que se acostumar com um reclamão. Gosta de saltar e escalar, então é ideal que ele tenha brinquedos dentro de casa para realizar essas atividades.

* Fonte: Canaldopet.ig.com.br.

* Foto: Bobandsuewilliams.com.

Compartilhe