NIDERA SEMENTES VAI EMBORA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Adquirida em fevereiro de 2018 pela Syngenta, a Nidera Sementes está encerrando suas atividades em Patos de Minas. A grande estrutura localizada no bairro Cristo Redentor funciona parcialmente até suspensão total das atividades. Parte dos funcionários da empresa já foram dispensados e os trabalhadores que ainda permanecem na unidade devem ser demitidos por etapas, até setembro deste ano.

Na tarde da quarta-feira (29), representantes da empresa estiveram no gabinete do prefeito onde esclareceram informações sobre o encerramento das atividades em Patos de Minas. Os empresários explicaram que desde a aquisição da Nidera Sementes, pela multinacional Syngenta, algumas unidades do País estão sendo absorvidas e Patos de Minas é uma delas, tratando-se portanto, de uma decisão exclusiva da política da empresa.

Dos setenta funcionários demitidos, quatorze foram convidados a atuarem em outras unidades, os representantes da empresa confirmaram também que, o salário dos funcionários já afastados ainda será garantido por alguns meses, além do plano de saúde que vai vigorar por mais seis meses. Ainda segundo os representantes da Syngenta, os empregos indiretos não devem ser afetados, já que a empresa continuará comprando grãos dos produtores locais.

A partir de setembro, o imóvel deve ser colocado à venda com todo o maquinário, aumentando a expectativa de que uma grande empresa do mesmo ramo seja instalada no local. “É uma situação desagradável por conta do número de empregos que é razoável, além do impacto na arrecadação do Município, já que a empresa tem um peso efetivo no Valor Adicional Fiscal. Vamos lutar e esperar que possa ter uma reversão dessa decisão da Syngenta ou que outra empresa se instale no lugar dela”, comentou o prefeito José Eustáquio.

Por meio de nota, a Sygenta explicou que estará investindo em unidades mais modernas, que estão mais próximas às zonas de produção agrícola. A empresa ainda afirma que parte dos funcionários da unidade de Patos de Minas será transferida para outras localidades. Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (29), no gabinete da Prefeitura Municipal, representantes da empresa informaram que abrirão unidades em Ituiutaba e Anápolis (GO).

Confira nota na íntegra

A Syngenta informa que as atividades na unidade de Patos de Minas (MG) serão encerradas e que parte dos empregados será transferida para outras localidades. Os motivos-chave que culminaram em tal decisão foram a identificação de sobreposição de operações no estado de Minas Gerais, bem como a priorização de nosso investimento futuro em operações mais modernas, que estão mais próximas aos nossos clientes e às zonas de produção agrícola, importantes para soja e milho, e que se adequam melhor aos planos da empresa no que se refere a operações alinhadas aos mais altos padrões de segurança para colaboradores e meio ambiente.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Syngenta divulga nota sobre fechamento da Nidera Sementes” e subtítulo “Representantes da empresa reuniram com prefeitos e prestaram informações sobre o encerramento das atividades em Patos de Minas” na edição de 1.º de junho de 2019 do jornal Folha Patense.

Compartilhe