GRANDE E IMPONENTE DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE 1942

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Encerrando as memoraveis comemorações da Semana da Patria, realizou-se rumurosa, no dia 7, a grande parada dos estudantes desta cidade.

Consoante programa previamente distribuido, às 7 horas da manhã, no pateo do Grupo Escolar, foi celebrada a missa de louvor pelo Redmo. Coadjutor, Padre João Valim.

Após a missa, serviu-se ligeiro lanche aos escolares, para imediatamente iniciar-se o grande desfile pelas ruas da cidade.

Entre os acontecimentos de monta de nossa terra, o desfile do dia 7 constituiu um dos mais entusiásticos e deslumbrantes que a cidade já viveu e já sentiu.

A banda de música “Olegario Maciel”, executando hinos patrióticos, ocupou a frente do garboso desfile, ao rufar dos tambores, sendo acompanhada pela nossa “linha de tiro”, pelos reservistas, pelos ginasianos, pelos alunos de Escolas particulares, pelos alunos da Escola Normal Oficial local, pelos alunos do Grupo Escolar Marcolino de Barros e por grande massa de povo.

Cada estabelecimento ou corporação empunhava a sua bandeira nacional, ladeada pela respectiva guarda de honra.

Todos os escolares e professores traziam uma bandeirinha, formando uma profusão de bandeirinhas que se agitavam nos instantes de mais entusiasmo e garbo.

Logo que o enorme desfile, que contava mais de 1.500 escolares e mais de 3.000 pessoas, defrontou o Paço Municipal, foi a Bandeira Nacional ali desfraldada por todas as altas autoridades presentes, ao som do hino nacional e em meio ao frêmito patriótico da mocidade e do povo.

Da sacada do imponente edifício, o ilustre Prefeito Fonseca Sobrinho, dirigiu a palavra aos estudantes e ao povo, vibrante e energico como sempre, dizendo, em formosa e eloquente alocução, do grande entusiasmo que nos empolgava por comemorar o dia máximo da Patria, revivido na atitude heroica e intrepida do Presidente Getulio Vargas que, com a colaboração constante do eminente Governador Benedito Valadares e do povo mineiro e de todo o Brasil, declarou firmes todos para os maiores sacrificios para que a honra nacional não sofresse os apodos e os ultrajes de inimigos gratuitos, terminando por reverberar a ação dos paises do Eixo que têm a veleidade de querer sepultar a liberdade, tão imortal como os povos de honra e de dignidade.

Com retumbantes e felicissimas expressões, conseguiu o nosso prezado chefe e dirigente transmitir aos moços, e a todos, a confiança, a fé e a esperança que tem nos destinos da Nação, sob a orientação sabia do Governo com o apoio de todo o povo, sendo as suas últimas palavras cobertas de estrepitosos aplausos, entoando os presentes calorosos hinos patrióticos.

Percorrendo as ruas centrais da cidade, o desfile foi um espetáculo de rara beleza, pelo garbo dos que desfilaram, pelo entusiasmo reinante, pelas palmas e aplausos da multidão, pelas aclamações constantes e sucessivas, pela grandeza dos aspectos e pela elevada significação de que se revestiu.

Tornando ao Grupo Escolar, onde se realizou a grande sessão civica, o entusiasmo e a vibração popular atingiram ao auge.

Foi a sessão aberta pelo digno Prefeito ladeado pelos drs. Juiz de Direito e Promotor de Justiça, e pelos professores Mario Francia Pinto, assistente tecnico do ensino nesta Circunscrição, e Aguinaldo Magalhães Alves, diretor da Escola Normal.

De inicio, os presentes, acompanhados pela banda de musica, cantaram o hino nacional com o maior respeito e vibração.

Em seguida, foi dada a palavra ao jovem José Otaviano de Andrade que falou em nome dos Escolares e da Linha de Tiro, sendo o seu discurso fortemente aplaudido.

Logo após, o povo cantou o hino da independencia, ocupando a Tribuna o orador oficial que foi o professor Aguinaldo Magalhães Alves.

A sua peça oratória, vasada no mais puro estilo, verdadeiramente inflamada de ardor cívico e patriotico, foi primorosa lição das possibilidades de nossa patria e de nossa gente, estabelecendo o paralelo entre as duas épocas, a da independência e a atual.

Toda a assistencia fremia de entusiasmo ante os altos conceitos emitidos pelo orador com relação ao Brasil, sendo os maiores lances patrioticos da oração constantemente entrecortados de palmas e aplausos estrepitosos. Terminou o culto professor e intelectual proferindo belissima e veemente oração de saudação à bandeira nacional que comoveu a todos os presentes.

Em meio a mais estrepitosa salva de palmas e vivas foram ouvidas as suas ultimas palavras, sendo, então, entoado o hino à bandeira pela multidão que fremia do mais legitimo entusiasmo.

Depois de calorosos vivas ao Presidente Vargas, ao Governador Valadares, ao glorioso Exercito Nacional, ao Brasil, e ao Prefeito Fonseca Sobrinho, o povo cantou o hino nacional encerrando a sessão civica, que ficou gravada na memoria de todos como a cena mais tocante que Patos já viveu e que maior repercussão e vibração produziu no nosso povo, inteiramente pronto e disposto a cumprir o dever que os imperativos da Patria fizeram sentir.

“Folha de Patos” que, solidaria, esteve presente a todos os atos regosija-se com o eminente Prefeito Fonseca Sobrinho pelo civismo revelado pelo povo nesta hora de incertezas e dificuldades para a Patria, demonstrativo, aliás, de sua inteira confiança na pessoa do ilustre amigo que, com fibra e dignidade, soberbamente dirige o municipio.

* Fonte: Texto publicado com o título “O grande e importante desfile de 7 de setembro” e subtítulo “O entusiasmo reinante entre os escolares. A vibração do povo. Os Discursos” na edição de 13 de setembro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Opiniaotriunfodigital.blogspot.com.

Compartilhe