INSTALADO O 12.º BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aconteceu no dia 24 de maio, data do aniversário de Patos de Minas, a cerimônia de elevação da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar à 12º Batalhão de Bombeiro Militar. A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades civis e militares, dentre elas, o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Erlon Dias, além de prefeitos da região e convidados.

O Corpo de Bombeiros está em Patos de Minas há 42 anos, e a elevação da Companhia é uma antiga luta da corporação, que a partir de agora, passa a atender 42 municípios, se tornando a segunda maior região do Estado. A partir de agora, a unidade terá condições de receber mais viaturas, mais efetivo, equipamentos e qualificação para atender com mais agilidade e efetividade os municípios da área de cobertura.

Tenente-Coronel Ricardo Maresguia Mendes, primeiro Comandante do 12º Batalhão do Bombeiro Militar de Patos de Minas, comentou que, agora, o 12º BBM se equipara aos demais existentes no Estado e que a missão é trabalhar para buscar mais recursos para uma melhor estrutura para a região. “Espero que para este ano, nós consigamos sensibilizar o comando para a necessidade de mais viaturas para a região”. O Tenente-Coronel ainda ressaltou que em 2019 será iniciado um novo Curso de Formação de Oficiais com possibilidade de reforço no efetivo da unidade.

O Coronel Erlon Dias, chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, destacou a importância da região e a necessidade da implantação de um Batalhão. “A região tem uma localização estratégica e é fundamental ter uma unidade que consiga fazer uma cobertura mais qualificada”, comentou. O Coronel ainda comentou que o comando estará empenhado em buscar parcerias e apoio junto ao Governo do Estado para melhorias na estrutura da unidade.

Ainda na região, o comando da corporação elevou o Pelotão de Bombeiros Militar de Unaí ao título de Companhia, passando a ser denominado de 2ª CIA de Bombeiros.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Patos de Minas celebra aniversário com a instalação do 12º Batalhão de Bombeiro Militar” na edição de 1.º de junho de 2019 do jornal Folha Patense.

Compartilhe