RECURSOS DA 1.º FESTA DO MILHO E COMISSÃO ORGANIZADORA

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

Em 1959, o Padre Almir Neves de Medeiros teve a idéia de organizar uma festa com o objetivo de angariar recursos para a construção do Colégio Municipal. A idéia originou a 1.ª Festa do Milho¹. Entretanto, os recursos obtidos não foram aplicados na construção do Colégio Municipal, e sim na construção do Seminário Diocesano Pio XII.

De acordo com o padre, a rivalidade política existente na época fez com que os recursos fossem direcionados ao seminário. Revendo a História política da década de 1950, verifica-se que o prefeito da época, recém-escolhido, era Sebastião Alves do Nascimento, da União Democrática Nacional (UDN). O projeto do Colégio Municipal era de autoria dos vereadores Zama Maciel e José Nascimento, também membros da UDN; tal projeto havia sido aprovado e transformado em lei pelo prefeito. No entanto, a oposição, ou seja, membros do Partido Social Democrático (PSD) interpretou a possibilidade da realização da festa para aquisição do imóvel onde funcionaria o Colégio Municipal como uma jogada política da UDN. Assim, para contornar a situação e levar adiante a idéia, Dona Ordalina Vieira sugeriu mudar a finalidade da festa, a qual passou a ser a construção do Seminário Pio XII. Somente neste momento, para apaziguar os ânimos e satisfazer os dois partidos, o Bispo Diocesano foi procurado para ser o Presidente da Comissão Organizadora.

Dom José Coimbra sugeriu que a Associação Rural de Patos de Minas fosse procurada para fazer parte da coordenação da festa. Através dessa associação, foi organizada, ainda durante a primeira festa, a Primeira Semana Ruralista, buscando conscientizar os agricultores e pecuaristas da necessidade de aprimoramento das técnicas de cultivo e manejo de animais. Após a realização da Semana Ruralista, Dom José André Coimbra e Padre Josias Tolentino de Araújo, secretário da Associação Rural, agora pensavam na realização de uma Exposição Agropecuária para a segunda festa. Também Padre Almir participou  da organização da Primeira Semana Ruralista, uma vez que chegou a ir até o Rio de Janeiro, tentando levar Dom Hélder Câmara para abrir aquele evento.

Fizeram parte da Comissão Organizadora da primeira festa o Bispo Diocesano, Dom José André Coimbra; o Prefeito Municipal, Sebastião Alves do Nascimento; o Presidente da Associação Rural, Pedro Pereira dos Santos; o Vice-Presidente, Eurípedes Pacheco (Pai Vaca), o Médico Veterinário, Mozart Pacheco; o Secretário da Associação Rural, Padre Josias Tolentino de Araújo e uma série de outros voluntários, entre eles Padre Almir Neves de Medeiros, Ordalina Vieira, Lia Brochado e Paulo Portilho.

* 1: Leia “Festa do Milho – A Origem”, “O Idealizador da Festa do Milho”, “Sobre a Festa do Milho e o Padre Almir”.

* Edição do Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: A História da Diocese de Patos de Minas, de Nilson André Fernandes.

* Foto: Desenhospracolorir.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in