OLEGÁRIO DIAS MACIEL: 9.º ANIVERSÁRIO DA MORTE

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Transcorrendo no dia 5 [09/1942] o nono aniversario da morte do inesquecivel Presidente Olegario Dias Maciel, ínumeras foram as homenagens que a cidade tributou à sua memoria.

Durante o dia, o Ginasio Municipal “Dr. Benedito Valadares”¹ realizou em seu salão nobre uma sessão cívica, a que compareceu o nosso “set” social, focalizando, através de varios oradores, os feitos e a vida do grande homenageado.

A’ noite, a Escola Normal desta cidade, aproveitando a hora patriótica da radio emissora, prestou reverente culto à memoria de seu fundador e realizador. Ocuparam o microfone, depois de entoado o hino nacional pelas alunas do Estabelecimento, o seu diretor, prof. Aguinaldo Magalhães Alves, e o prof. Ernani de Morais Lemos.

Ambos os oradores fizeram realçar as qualidades de brasileiro do ilustre morto — o maior homem da revolução de 30 na frase do Ministro Oswaldo Aranha — acentuando o exemplo que a sua dignidade e o seu patriotismo estavam ditando a todos os patenses nestas horas tumultuosas de agravo à Patria.

A’s homenagens compareceram o exmo. sr. Prefeito Municipal, pessoas da familia do homenageado, professores e alunos do estabelecimento e varias pessoas da nossa sociedade, a elas se associando a estação emissora.

Folha de Patos se associa tambem a tão justas homenagens, porque, como disse um dos oradores, Olegario Maciel constitui o nosso padrão de glorias que há de ser um marco imperecivel para a nossa ação resoluta ao lado da patria torpemente agravada.

* Fonte: Texto publicado com o título “Homenagens à memoria do Presidente Olegario Maciel” na edição de 13 de setembro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do Arquivo Público Mineiro.

Compartilhe