1.º MATADOURO MUNICIPAL: MÁ HIGIENE NOS PRIMEIROS MESES DE ATIVIDADE

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1908)

O Exm.º Sr. Dr. Presidente da Camara Municipal deste Municipio¹, quando sancionou a lei creando o Matadouro Municipal, teve em vista prestar a população desta Cidade um serviço de grande monta, e a sua idéa foi acolhida com applausos geraes.

O seu regulamento² elaborado com elevada competencia, não tem sido, infelizmente, observado, de maneira que a sorte do consumidor em nada melhorou.

A lei estabeleceu o praso de tres mezes para serem, depois da inauguração do matadouro, melhorados os açougues onde devia reinar o mais rigoroso asseio de accôrdo com as regras da hygiene moderna; o compartimento para esse fim destinado devia ser bastante arejado, ventilado e desinfectado, tendo bancas completamente asseiadas para o corte da carne. O animal abatido no Matadouro devia ser convenientemente cuidado e os intestinos perfeitamente lavados e só poderia ser abatido o animal que estivesse gordo e sadio.

Tal não tem acontecido, porem; os açougues, em geral, continuam na mesma em commodos sem ar, sem luz e sem o mínimo asseio e onde são desconhecidas as mais rudimentares regras de hygiene.

Ai de nós, se nos bater a’ porta qualquer molestia contagiosa, com esses fócos de infecção!

As rezes abatidas são na maioria extremamente magras e pessima a carne entregue ao consumo.

A Camara devia regularisar os preços e pesos dos açougueiros, uns vendem a 500 reis o kilo, outros vendem a 666 reis e outros ainda lezam aos consumidores 200 grammas em 11/2  kilo de carne!

De modo que a Camara Municipal dispendeu não pequena quantia para um melhoramento que não se verificou, tornando-se de urgente necessidade que o Sr. Vice Presidente e Agente Executivo em exercicio³ faça executar a lei a bem da saude publica.

* 1: Olegário Dias Maciel. O Matadouro foi inaugurado em janeiro de 1908. Leia “Histórico do 1.º Matadouro Municipal”.

* 2: Leia “Regulamentação dos Açougues em 1908”.

* 3: Pedro Modesto da Silva.

* Fonte: Texto publicado com o título “Matadouro Municipal” na edição de 08 de novembro de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alta Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann, publicada em 23/02/2013 com o título “1.º Matadouro Municipal”.

Compartilhe