AMASSAR O PÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

O gato está no seu colo, ronronando e afofando você, os dedos flexionados e estendidos lenta e repetidamente. Esse abrir e fechar de dedos de forma rítmica é chamado de afofar, tocar pianinho ou amassar o pão. Dizem que esse comportamento vem da infância deles, quando utilizavam as patas para estimular as glândulas mamárias da mãe a soltarem leite para amamentá-los.

Os mamíferos possuem mecanismos diferentes de liberação do leite, consequência da liberação do hormônio oxitocina no corpo da mãe. A oxitocina faz as glândulas se contraírem, liberando o leite. Os fazendeiros de laticínios sabem como a liberação do leite funciona, por isso, tentam maximizar o estimulo de liberação da oxitocina nas vacas, para que elas possam produzir a maior quantidade possível. Os gatos, entretanto, dependem do toque de seus filhotes para ajudar o leite a circular. Amassar o pão é uma técnica de sobrevivência usada pelos gatinhos durante as várias semanas em que dependem exclusivamente do leite para sobreviver.

Os gatos tornam-se adultos e deixam de depender de suas mães, porém o cérebro deles ainda tem lembranças. Em uma situação de carinho, os felinos sentem-se seguros e acalentados, e o cérebro deles lembra das primeiras experiências parecidas que tiveram. Numa reação comportamental, suas patas respondem a elas começando a afofar. Se as garras não estiverem aparadas e cegas, o afofamento pode ser desconfortável, mesmo que o gato não tenha a intenção de machucar.

Alguns dizem também que no momento do afagar algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada e assim demarcar o local, algo como esse colo aqui é meu! Outra teoria é a de que esse comportamento (assim como a maioria deles) deriva do instinto selvagem de afofar o local onde vão dormir antes de deitar, o que, na vida selvagem, seria uma pilha com elementos naturais, como folhas. Se deparar com um colo ou uma coberta fofinha é um prato cheio para arrumar do jeitinho que eles querem.

* Fontes: Petlove.com.br e wamiz.com.br.

* Foto: Resgatinhos.com.br.

Compartilhe