GUIGA DECORA O CARNAVAL DO CAIÇARAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Caiçaras Country Clube conta este ano com a decoração da artista GUIGA, para as comemorações da festa de MOMO.

GUIGA decorou por três anos o Patos Social Clube (que para este carnaval conta com os trabalhos do artista BETO). Lá no Caiçaras, ela esta empolgadíssima com o trabalho que vem realizando. Como todos sabemos, não deixará nada a desejar, pois ela é dona de um talento e sensibilidade incríveis e muito preocupada em passar para os patenses todas as suas idéias. É ela quem nos explica a beleza e o requinte de suas obras:

“A decoração do Caiçaras Country Clube, para o Carnaval/81, foi inspirada nas cores, motivos e alegorias das escolas de samba brasileiras, e chamei-a de SERPENTES LUMINOSAS.

Pensando no pessoal que se prepara o ano inteiro, que desce o morro, entre serpentinas, balanços e fantasias, suor e serpentinas, pandeiros e alegorias: eu homenageio as escolas de samba brasileiras, essas “Serpentes Luminosas” que descem as avenidas, suando pintura, respirando fogo.

São os brasileiros dominados pela natureza, que se arrastam pelos morros e avenidas, tentando esquecer-se da dura realidade do dia-a-dia.

Minha decoração é um desfile, uma alegria, uma fantasia, um momento, numa passarela patense.

As “Serpentes Luminosas” são o próprio colorido das escolas de samba, as alegorias, palhaços, pierrôs e colombinas, suas luzes e brilhos, as figuras multicores atuais ou as reminiscências de outros carnavais.

São um instante, um grito de um povo que passa o ano sufocado e no carnaval, se deixa levar pelo embalo e o brilho, a magia das escolas de samba, as “Serpentes Luminosas”…”.

Queríamos também esclarecer à direção do Patos Social Clube que GUIGA também sempre colaborou na confecção dos desenhos das capas de “A DEBULHA”. Neste número, por exemplo, é ela que nos apresenta um Pierrô, muito bem situado diante do que é o Carnaval de hoje e mais ainda na seção NOSSA CAPA, ela dá a “dica”, deste que é um dos símbolos do carnaval brasileiro.

Agradecemos à GUIGA pela atenção e carinho com que fomos atendidos quando solicitamos o desenho para este número e aproveitamos para cobrar a exposição que ela nos prometeu na entrevista do número 7, de 15/agosto/80.

* Fonte: Texto publicado na coluna Sem Fronteiras (Inez Marina, Marco Antônio e Vicente) com o título “GUIGA” na edição n.º 19 de 28 de fevereiro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Arquivo de Rômulo Resende Silva (Loba), irmão da Guiga.

Compartilhe