INAUGURADO O PAÇO MUNICIPAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A’s doze horas de hontem, realizou-se nesta cidade com extraordinaria pompa a inauguração do “Paço Municipal”, bellissimo e espaçoso predio recentemente construido sob a direcção do habil constructor Sr. João Ferreira da Silva.

Estando presentes quasi todos os membros da Camara Municipal, empregados do Foro, o Revdo. Conego Getulio de Mello, a corporação musical “Fraternidade”, diversas outras pessôas gradas de nossa sociedade e o nosso redactor, como representante da imprensa local, gentilmente convidada para assistir ao acto da inauguração, o Revdo. Conego Getulio deu principio á solennidade benzendo todos os compartimentos do predio, servindo de paranymphos d’este acto os Srs. Drs. Antonio Carlos S. de Albergaria e João Fleury da Rocha, respectivamente , Juiz de Direito da Comarca, e Juiz Municipal do Termo.

Finda a bençam o Exmo. Dr. Marcolino de Barros dignissimo Presidente e Agente Executivo Municipal assumindo a presidência, declarou inaugurado o Paço Municipal e em eloquentes phrases, repassadas de enthuziasmo e commoção, agradeceu o concurso efficaz do povo na consecução do inestimavel melhoramento que Patos acabava de adquirir fazendo ver a necessidade que havia de um predio proprio em que a nossa edilidade pudesse se reunir.

Terminada a sua bella allocução, foi executado o hymno nacional, depois do que assomou á tribuna o Exmo. Dr. Euphrasio Rodrigues que, por longo tempo, fez ouvir a sua palavra eloquente, exalçando as virtudes civicas do operoso Presidente da Camara e de seus dignos auxiliares.

Discursaram tambem com eloquencia e enthusiasmo o Sr. Major Antonio Loureiro Gomes digno inspector regional do ensino, e o Revd. Conego Getulio de Mello.

Terminados os discursos foi lavrada a acta, depois do que, foi servido aos presentes profuzo copo de exellente cerveja.

O predio além de seu todo ser bello, ainda se achava ricamente ornamentado com quadros e bem feitos escudos, em que se liam os nomes dos districtos de que se compõe o nosso municipio e o de todos os Estados da União, alem de uma infinidade de bandeirolas.

Congratulamos com o nosso municipio por mais este melhoramento e felicitamos, na pessôa de seu operoso e digno Presidente, à nossa illustre edilidade, por tel-o levado a effeito.

* Fonte: Texto publicado com o título “Inauguração do Paço Municipal” na edição de 18 de setembro de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 28/02/2013 com o título “Prefeitura em 1928 – 1”.

Compartilhe