FUNDADA A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aos 15 de março de 1981, depois de um culto com celebração da Ceia do Senhor, 28 membros, com direito a voto, residentes em Patos de Minas, Iraí de Minas e Coromandel, reuniram-se para formar oficialmente uma Comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Por motivos práticos ficou resolvido que a nova Comunidade se filie como paróquia à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte cujo pastor está atendendo à paróquia, por enquanto, de 2 em 2 meses, orientando os trabalhos por correspondência.

Logo após o ato da fundação passou-se à eleição de um presbitério que se compõe pelas seguintes pessoas:

Marcílio Fischer (presidente), Helmut Molke (vice-presidente), Décio Freitag (secretário), Ruben Ullmann (2.º secretário), Odilo Schcht (Tesoureiro) e Valberto Neuls (2.º Tesoureiro). De Iraí de Minas participará um representante das reuniões do presbitério.

Em reuniões separadas, realizadas sábado, as senhoras indicaram como sua presidenta Da. Hildegard Hübner e como secretária Da. Mara Ullmann, e os jovens indicaram seus líderes Delmar Freitag e Carlos Molke.

Em sua primeira reunião o presbitério resolveu adotar a modalidade de contribuir através de carnês, entregando uma parte à Comunidade de Belo Horizonte, constituindo com a outra parte um fundo para a construção de um salão paroquial.

A fundação desta paróquia se deu com um admirável entusiasmo, motivado pela fé e confiança dos seus membros em Deus e em seu filho Jesus Cristo. Podemos observar em tudo isto que também na nossa Igreja o Espírito Santo age através da palavra e dos sacramentos. Todos nós somos felizes por podermos servir a Deus como instrumentos dele em sua ceara. Sabemos que devemos agir com um espírito missionário para por em andamento esta obra iniciada nesta área de nova colonização. Queremos ser uma Comunidade aberta para todos que procuram o caminho que é Jesus Cristo.

Agradecemos a todos que nesta formação da paróquia de Patos de Minas colaboraram:

Ao pastor Fleck que deu os primeiros impulsos, aos colaboradores do Departamento de Migração sob a direção do pastor Spellmeier.

Agradecemos aqui também ao Lions-Club de Patos de Minas que colocou à nossa disposição o seu salão de reuniões.

E agradecemos principalmente a Deus, pedindo dele a sua benção para esta nova área de trabalho.

* Fonte: Texto publicado com o título “Fundada a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Patos de Minas” na edição n.º 21 de 31 de março de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Docplayer.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe