DISTRITO DE AREADO RECLAMA ABANDONO EM 1907

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: MANOEL LOPES NOGUEIRA (1907)

Areado
6 – 1 – 907

Sm. Redactor.

Congratulo-me comvosco e com os vossos dignos auxiliares pelo feliz reapparecimento d'”O Trabalho” ao qual desejo longa e prospera existencia.

Infelizmente, sr. Redactor, o districto do Areado¹, um dos mais ricos e populosos deste Municipio, tem sido completamente abandonado dos poderes públicos.

O unico beneficio que recebiamos do Estado era uma linha de correio e esta mesma foi ha tempos supprimida; e é preciso notar que o povo deste districto não é refractario ao pagamento de impostos, geme debaixo do enorme peso dos mesmos, e tem em recompensa o cruel desprezo e completo abandono dos poderes públicos. E’ triste, Sr. Redactor, profundamente triste, este estado de cousas. Não temos para quem appellar; o pouco dinheiro que sobra das despezas do Estado, e que milagrosamente escapa da sanha dos comedores, que são ás dezenas, é empregado sómente no embellesamento e melhoramento das capitaes e grandes cidades, ficando em completo abandono o pobre povo sertanejo, desapiedadamente esfolado pelas terriveis garras do fisco! Não sobra uma pequenina quantia para a manutenção de uma linha de correio que é de summa importancia para os interesses do povo. Os poderes públicos devem olhar com piedade para este districto e dar-lhe ao menos uma linha de correio.

A esforços do nosso queridissimo P.e Antonio Mauricio, a nossa Matriz apresenta hoje um aspecto inteiramente diverso daquelle que o mesmo Vigario a encontrou quando para aqui chegou. Acham-se quasi concluidos os seus reparos que foram geraes e modestamente provida de alfaias e paramentos para os officios do culto divino. E tudo isso devemos ao incançavel P.e Antonio, que verdadeiramente compenetrado dos seus deveres sacerdotaes, não poupa esforços e nem sacrificios em prol das cousas de Deus. Com a bôa vontade e extraordinario zelo proprios de um verdadeiro Apostolo, tudo vae conseguindo de accordo com os parcos recursos do logar.

Por aqui passou em dias de novembro p.p. os terriveis gafanhotos² que sensiveis prejuizos nos deram em as nossas lavouras e agora surge assombrosamente a sua producção que maiores prejuizos ainda nos ameaçam.

Valha-nos a Providencia Divina.

Manoel Lopes Nogueira³.

* 1: Oficialmente, o distrito foi incorporado ao município de Patos de Minas pela lei 2.656, de 04 de novembro de 1880, com a denominação de Dores do Areado. A lei 843, de 07 de setembro de 1923, deu-lhe o nome do primitivo e abandonado arraial: Chumbo. Leia na Categoria DISTRITOS: “Chumbo − Evolução Histórica”.

* 2: Leia “Ataque de Gafanhotos em 1906”.

* 3: Manoel Lopes Nogueira foi ativo professor naquela região. Em 2002, uma escola do distrito de Pindaíbas recebeu o seu nome: Escola Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira.

* Fonte: Texto publicado na edição de 27 de janeiro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe