PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA CRISE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: ERASMO DIAS MACIEL (1942)

O Brasil está em estado de guerra; é preciso, portanto ganhar a batalha da produção, produzindo muito. E para isto o Municipio de Patos vai concorrer aumentando a sua produção agro-pecuaria, que já é animadora, conforme se depreende da estatistica do corrente ano, gentilmente fornecida pelo Snr. Jonas Orlando de Barros, agente de Estatistica Municipal, como segue: [foto]

A classe agro-pecuaria do municipío, todavia, sempre alegou e alega, que não aumenta a produção devido á falta de transporte barato. E, de fato, é verdade, porque, por aqui, há terras muito boas, fertilissimas; e clima não há melhor.

A’ vista de tudo isso, entretanto, é mister que se produza o combustivel necessario ao transporte dos produtos do municipio. E este problema, porem, resolvido com o fabrico de alcool de cana de açucar, ou pelo gasogenio, que é muito economico. Mas a cana aqui produz 300 carros por alqueire de terreno, e o carro de cana (1500 quilos) produz 100 litros de alcool, quando o alambique é bom e a cana é muito doce.

Enquanto não se monte uma destilaria moderna, os atuais fabricantes de cachaça poderão adquirir retificadores para produzir alcool motor¹.

Consta que o Governo vai montar aqui uma Usina de Alcool Motor². Portanto, todos os produtores esperam que assim aconteça, pois isto aumentará a produção economica do município.

ERASMO DIAS MACIEL
Agrônomo

* 1: Leia “O Álcool Combustível do Coronel Farnese”.

* 2: Oito anos antes, em 1934, a Casa Gotte, de Sesostris Dias Maciel, já comercializava o alcool-motor. Leia “Alcool-Motor − 1934”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Produção Agro-Pecuaria do Municipio” na edição de 18 de outubro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe