MOEDA FALSA EM 1907

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Com extraordinaria surpresa para a população d’esta cidade, pouco affeita a assistir factos semelhantes, correu no dia 23 deste a noticia, immediatamente confirmada, da prisão do sr. Luiz Climaco, accusado de ter posto em circulação nota falsa do Thesouro.

O zeloso delegado de policia em exercicio Snr. Daniel Alves Belluco, ordenou busca immediata nas bagagens do preso, encontrando 1464 estampilhas federaes de 300 reis e 11 cedulas do valor nominal de 20$000 cada uma, da emissão Murtinho¹, ficando provado pelo exame a que mandou proceder, serem as cedulas e estampilhas falsificadas. Submettido a interrogatório declarou o preso chamar-se Luiz Climaco, residente em S. Pedro de Alcantara, sendo empregado do Snr. Alfredo Epiphanio, negociante de Araxá, para quem as vezes viaja; declarou ser actualmente liquidante daquele Snr., de quem recebeu o dinheiro apprehendido para despezas de viagem, e as estampilhas para sellar recibos e documentos, e também para vender, caso fossem procuradas.

Affirmou o paciente ignorar serem falsificadas as notas e estampilhas em seu poder, protestando a sua innocencia.

O Sr. C.el Farnese Dias Maciel, Juiz de Direito interino desta comarca, a quem foi impetrada a favor do paciente uma ordem de “habeas corpus” julgou não dever tomar conhecimento do pedido, por o crime da competencia da Justiça federal.

O Sr. Delegado de policia continua com o inquerito iniciado.

* 1: Joaquim Murtinho, então Ministro da Fazenda do Governo Campos Sales.

* Fonte: Texto publicado com o título “Moeda Falsa” na edição de 27 de janeiro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe