BOBTAIL AMERICANO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Existe a teoria de que o gato Bobtail Americano tem origem nos Estados Unidos. Segundo a história, foi encontrado vivendo de forma selvagem por um casal que estava viajando ao local e que acabou levando-o com eles na volta para casa. Pouco tempo depois o gato cruzou com a outra gata que tinham, uma siamesa. Todos os gatinhos nasceram com a cauda curtíssima e mesma característica peculiar do progenitor. Depois aconteceram cruzamentos com o Persa e o Himalaio. Este acontecimento tem início em mil novecentos e sessenta e cinco, e somente em mil novecentos e oitenta e nove foram registrados pelo primeiro instituto como uma raça nova de gato, o instituto Tica (Associação Internacional de Gatos), e somente no ano de dois mil foi registrada também pela Cfa (Cat Francier’s Association). É, portanto, considerada uma raça de gato nova e apesar de serem comuns em sua região de origem, EUA, muito raramente são criados em outros países. Ele foi criado para ser um gato muito doce e amável, só atinge a maturidade depois dos dois ou três anos de idade. Ótimo animal de companhia, é extremamente meigo e gentil, adora ficar com a família e com outros animais. Recebeu o apelido de Golden Retriever dos gatos por causa do jeito carinhoso.

O tamanho gira em torno de 51 a 61 cm de comprimento e peso entre 3 a 7 kg. A pelagem é média, dupla e bastante densa. Os pelos são mais compridos no pescoço e na cauda, podendo ter diferentes tons de cores. O corpo é grande, um tanto quanto robusto, parecido com um retângulo, e grosso; peito grande e forte e quadril bem marcado, quase de mesma largura que o peito; patas traseiras maiores que as dianteiras e pés grandes e redondos; olhos em forma de amêndoa com um tamanho em harmonia com a cabeça, abrem em ângulo com direção às orelhas e a cor depende da cor do pelo; orelhas largas na base e vão se estreitando, com tamanho médio e com forma parecida com as dos linces.

Uma de suas características mais chamativas é o rabo, que normalmente é três vezes menor do que a dos outros gatos, sempre rígido, ainda que seja articulado.

É considerado de inteligência acima da média. Aprende truques com facilidade, alguns dizem até que é um dos gatos que mais tem facilidade em aprender truques, principalmente os mais ativos, como jogar algo para que ele vá pegar ou até truques de disciplina, como sentar e dar a pata. É maleável, tem a capacidade de adaptação a ambientes e pessoas novas. Além disso, ele se dá bem com outros gatos e também com animais de outras espécies. É independente e consegue encontrar formas diferentes de se entreter sem precisar do auxílio de humanos. Quanto à obediência, apesar de aprender truques com facilidade, não gosta muito de receber ordens. A expectativa de vida é de 11 a 15 anos, variando de acordo com sua alimentação, estilo de vida e exercícios físicos.

* Fontes: Meusanimais.com.br, Petlove.com.br e Portaldosanimais.com.br.

* Foto: Portaldosanimais.com.br.

Compartilhe