CLARIMUNDO JOSÉ DA FONSECA SOBRINHO: LOAS ÀS REALIZAÇÕES

Postado por e arquivado em PESSOAS.

No dia 10 de dezembro de 1930, o grande e saudoso Presidente Olegário Dias Maciel assinou o ato de nomeação do Farmacêutico Clarimundo José da Fonseca Sobrinho para o alto cargo de Prefeito deste municipio.

Aquele eminente patense que subiu à curul presidencial do Estado, com os olhos voltados para este próspero e futuroso rincão, não podia ser mais feliz na escolha, verdadeiramente acertada, de nos colocar sob a chefia do ilustre prefeito, cuja gestão constitui o marco imperecivel de nosso desenvolvimento e progresso.

Assumindo o posto com o espirito preconcebido de ser mais util ao cargo do que utilizar-se dele no estravasamento de vaidades pessoais e muito humanas, Clarimundo Fonseca Sobrinho tudo vem fazendo e tudo realizando para que o nosso municipio adquirisse o aspecto promissor, que é o seu facies característico, e que impressiona sobremaneira todos aqueles que nos visitam e conhecem.

A fertilidade assombrosa de nossas terras que, graças à competência e aos cuidados de irrigação de um Moacir Viana, produziram o máximo de trigo, no mundo, em relação à unidade de terreno, atraiu-nos, de uma feita, as visitas honrosas de Fernando Costa, então Ministro da Agricultura, e de Israel Pinheiro, Secretario de Agricultura do Estado, que se tornaram verdadeiros e sinceros propagandistas do municipio, acentuando o valor e proficiencia de seu dirigente, o Prefeito Fonseca Sobrinho.

Foi durante a sua gestão, cujo duodécimo aniversario se comemora no dia 10, que em colaboração com o Governo do Estado se ergueram os suntuosos predios do Forum, da Escola Normal e do Grupo Escolar [Marcolino de Barros], incentivo maravilhoso para todos os particulares que ornaram o aspecto da cidade com verdadeiros palacetes residenciais; para os Bancos que construíram as suas sédes arquitetônicas e para um pugilo de patenses de fibra que suspenderam predios do topo do Edificio São Bento e da Sociedade Recreativa e que instalaram o magnífico Cine Tupan, e para a nossa população católica que está erguendo uma Catedral que possa sobrepor-se às nossas maiores construções.

Com a mesma colaboração foi feito o reabastecimento de agua à cidade com a captação do novo manancial do Limoeiro e construção do reservatorio subterraneo do Cruzeiro; foram construidos os Grupos Escolares “Farnese Maciel” de Santa Rita, hoje cidade de Presidente Olegário¹, “Coronel Cristiano” de Lagoa Formosa² e “Juca Mandú” de Santana; foi feita a captação e distribuição de agua, em parte, na vila de Lagoa Formosa; criado e instalado o florescente distrito de Vila Guimarães³; instalado um aparelho transmissor e receptor de radio na sede da Prefeitura; construido o Campo de Aviação4 que permitiu a linha aérea Rio-Belo Horizonte-Goiania, motivo de regosijo e orgulho para todos nós.

Além dos melhoramentos acima enumerados, são dignos de registro mais os seguintes: prosseguimento e conclusão das obras de construção do novo matadouro municipal5, com capacidade diária para se abaterem 20 bovinos e 30 suinos; levantamento das plantas cadastrais da cidade e de todas as vilas do Municipio; levantamento do mapa topográfico do Municipio; prolongamento da rede de abastecimento de água da cidade, dotando ainda os bairros da Varzea e Brasil desse melhoramento; abertura e prolongamento de avenidas e ruas ligando os bairros por amplas vias públicas ao centro da cidade; prosseguimento do jardim da Avenida Getúlio Vargas; ereção do monumento do presidente Olegário Maciel6; construção parcial de rede de esgotos; aquisição de terrenos para constituir o Patrimonio do novo distrito de Guimarães e construção de seu cemitério; criação de 14 escolas rurais; colocação de meio-fio, construção de passeios, sarjetas e abaulamento da maioria das avenidas, ruas e praças centrais; construção de diversas pontes; aumento do prédio da Distribuidora Elétrica e montagem de uma usina termo-eletrica, com capacidade de 100 HP; abertura e construção de rodovias, tendo adquirido para esse fim moderno e eficiente conjunto mecânico para a conservação permanente dessas autovias; reorganização da máquina administrativa e do quadro de funcionário; reforma e aquisição de prédios para as escolas rurais; drenagem do brejo denominado “da Cadeia”, situado entre a cidade e o Bairro da Lagoa e organização do serviço de coleta e remoção de lixo domiciliar.

Feitos notaveis e importantíssimos serviços prestados que tornam o ilustre homem público credor de nossa gratidão, confiança e apreço.

A data festiva é, pois, alvissareira para todo o municipio que sabe agradecer e prestigiar a seu governador.

* 1: O distrito de Santa Rita de Patos foi desmembrado em 17 de dezembro de 1938 através do decreto-lei estadual n.º 148 para constituir o novo município de Presidente Olegário.

* 2: Lagoa Formosa foi distrito até 30 de dezembro de 1962, sendo elevado à categoria de município através da lei estadual n.º 2764.

* 3: Distrito criado em 17 de dezembro de 1938 através do decreto-lei estadual n.º 148. Em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto n.º 1058, tem o nome alterado para Guimarânia. E em 30 de dezembro de 1962, é emancipado através da lei estadual n.º 2764.

* 4: O campo de aviação localizava-se entre a Lagoa Grande e o PTC. Toda aquela região era conhecida por Chapada. Veja a foto em “A Chapada na Década de 1940”.

* 5: Leia “Matadouro Precisa de Reformas”.

* 6: Leia “Bustos de Olegário Dias Maciel”.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Municipio na gestão Fonseca Sobrinho” na edição de 06 de dezembro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do livro Patos de Minas Centenária, de Oliveira Melo.

Compartilhe