SEXO CANINO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Machos da maioria das espécies são oportunistas quando se trata de sexo. Se as circunstâncias forem satisfatórias, a maioria dos cães acasalará com qualquer fêmea disponível. As fêmeas são mais seletivas. Elas decidem quando e com quem farão sexo.

Os hormônios são responsáveis por essas atitudes diferentes. Dia após dia os machos têm um nível relativamente constante de hormônio masculino circulando em seu corpo, apesar de o nível de hormônio aumentar um pouco no verão quando a luz diurna fica mais longa. O interesse de um cão por sexo se mantém tão constante quanto o nível de hormônio masculino em circulação. As fêmeas, por outro lado, são relativamente inativas, hormonalmente falando, a não ser em uma ou duas ocasiões por ano, quando a glândula pituitária no cérebro envia mensagens aos ovários para produzirem e liberarem óvulos. Quando isso acontece, a fêmea experimenta um rápido aumento de hormônio feminino estrógeno. Isso estimula seu interesse em sexo e atinge o pico na época da evolução¹.

Estudos interessantes sugeriram que as fêmeas humanas são mais propensas a ter casos extraconjugais na época da ovulação em que os níveis de estrógeno estão mais elevados. Certamente é verdade que a fêmea canina fica mais desejosa do macho imediatamente após a ovulação, mas mesmo nesse caso será seletiva em relação a parceiros. Tanto antes como depois do aumento do nível de estrógenos ela rejeitará, algumas vezes à força, qualquer avanço sexual do macho.

* 1: O primeiro cio da cadela ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, dependendo do porte da raça, geralmente, em boas condições de saúde, de 6 em 6 meses, com duração entre 15 e 21 dias, igualmente em boas condições de saúde.

* Fonte e foto: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

Compartilhe