SITUAÇÃO GEOGRÁFICA E POPULACIONAL EM 1916

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Município de Patos, um dos mais ricos e prósperos do Triângulo Mineiro, tem por limites os Rios Paracatu, Prata, Ribeirão e Serra do Barreiro até as vertentes do Rio Abaeté com os Municípios de Paracatu e Vila João Pinheiro; pela dita serra até ao Ribeirão da Extrema, por este aos Rios Areado e Abaeté até ao lugar da ponte com o Município do Abaeté; da ponte atravessa a mesma serra até ao Bebedouro, por este ao Rio São Bento, deste pelo Córrego da Água Limpa à Serra do Maxixe, deste pelo Morro do Pião ao São Bartolomeu e ao Rio Paranaíba, limitando-se, até este ponto, com o Termo do Carmo do Paranaíba; do rio atravessa o Córrego da Fortaleza até a Serra Negra, por esta ao Córrego dos Coqueiros, por este ao Rio Espírito Santo até a sua cabeceira, desta, por uma reta, ao Córrego das Lages, deste ao Córrego Raso no Ribeirão Santo Antônio, por este ao Rio Paranaíba, limitando-se até este ponto, com a Comarca do Patrocínio; do Rio Paranaíba pelo Ribeirão Jacaré até ao Córrego do Andrequicé (parte esta litigiosa com o Estado de Goiás), da cabeceira deste Córrego de Santa Catarina, limitando-se com a Comarca de Paracatu até entrar no Rio Paracatu pelo lado esquerdo.

O território do Município é cortado pela cordilheira da Mata da Corda que o divide em duas vertentes: a Platina e a Oriental. É banhado pelo caudaloso Rio Paranaíba pertencente à região Platina a oeste da serra e pelo Abaeté à leste da mesma.

Citam-se em seu seio outros rios importantes como o Babilônia no Distrito da Lagoa Formosa, o Três Barras no de Santa Rita e o Espírito Santo no de Santana de Patos, todos afluentes do Paranaíba, e, os Rios Areado e São Bento no Distrito do Areado e o da Prata em Santa Rita que vão desaguar nos Rios Abaeté e Paracatu. Além destes os mais notáveis, ainda há no Município vários outros cursos d’água que abundantemente irrigam em todas as direções o seu solo ubérrimo. Nos Rios da Prata e do Espírito Santo existem poderosas quedas d’água merecendo serem aproveitadas e podendo produzir força para muitos mil cavalos.

A sua superfície é de 13.400 km², medindo na sua parte mais larga 24 léguas (do Morro do Pião ao Rio da Prata, no lugar denominado Pontal) e na mais estreita 21 léguas (do Rio do Areado à Fazenda do Pilar, margem do Paranaíba).

Pelo recenseamento de 1900, aliás deficiente, o Município tinha 28.447 habitantes e há dez anos antes, pelo de 1890, também incompleto, o dava com 18.544 habitantes. Baseando-se, pois, no tempo decorrido destas datas e atendendo ao máximo impulso que desde então a esta parte tomou o Município, o relativo aumento de seus habitantes nestes últimos 15 anos, foi verdadeiramente sensível. Pode-se, pois, calcular muito aproximadamente a população atual do Município de Patos em 50.000 habitantes, assim distribuídos em sete distritos: Sede: 15.000, numa superfície de 1.500 km²; Lagoa Formosa: 4.000, numa superfície de 300 km²; Santana de Patos: 6.000, numa superfície de 700 km²; Santa Rita: 15.000, numa superfície de 10.000 km²; Areado: 10.000, numa superfície de 900 km². Os dois outros distritos, Quintinos e São Pedro da Ponte Firme, já criados e ainda não instalados, se acham incorporados o 1.º ao Distrito do Areado e o 2.º ao de Santa Rita.

* Fonte: Texto publicado no livro Município de Patos, de Roberto Capri, editado em 1916.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in