CAMBACICA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

Conhecida por inúmeros nomes Brasil afora, Cambacica (Coereba flaveola) é o mais usual. Aqui em Patos de Minas é comum o povo denominá-la Caga-sebo ou Sebinho. Mede aproximadamente 10,5-11,5 centímetros e pesa cerca de 8-10 gramas. Tem o dorso marrom, peito e abdome amarelos, pescoço cinza e cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas. São 41 subespécies válidas espalhadas pelas Américas, sendo 5 delas presentes no Brasil.

Alimenta-se de néctar, frutas e artrópodes. Para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Geralmente fica de cabeça para baixo em um galho, visando atingir a flor. Comumente fica no meio das folhas e movimenta-se pelo interior da copa. Entretanto, voa bem e atravessa áreas abertas entre matas ou para visitar uma árvore isolada e florida em um campo. Também visita arbustos isolados e próximos à mata. Visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair Beija-flores e comedouros de frutas para pássaros. Aprecia muito banana, mamão, jabuticaba, laranja e melancia.

O casal constrói dois tipos de ninhos. Um para reprodução, o qual é relativamente alto e bem acabado, de acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto por longo alpendre que veda a entrada, de parede grossa e compacta, feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. A câmara incubatória localiza-se no centro, com a entrada às vezes protegida por palha. O outro para descanso e pernoite, o qual é menor, mais achatado, de construção frouxa e com entrada larga e baixa. Põe de 2 a 3 ovos branco-amarelados, com pintas marrom-avermelhadas. A incubação é feita exclusivamente pela fêmea. Reproduz durante todo o ano, fazendo novos ninhos a cada postura.

Vive solitário ou em pares e é bastante ativo. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. A fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo. Para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas. Muito briguentos, chegam a cair engalfinhados no solo, onde continuam a luta.

O passarinheiro Ricardo Ronsini opina:

A Cambacica é um pássaro predominantemente nectarívoro, ou seja, se alimenta de néctar, por isso é complicado mantê-las em cativeiro. Hoje em dia já é vendido um tipo de mistura de néctar própria pra Cambacicas e Beija-flores, além disso elas também se alimentam de tenébrios ou moscas da fruta, então você também deverá manter uma pequena criação destes insetos, além de uma variada dieta de frutas e suplementos vitamínicos. Tudo deve ser trocado diariamente, visto que são alimentos que se estragam muito rápido (ao contrário das sementes), por isso é tão difícil mantê-las em cativeiro, isto é, da forma correta. Eu não recomendo fornecer açúcar, pois possui baixo valor nutricional, ou qualquer outro alimento humano que poderá prejudicar a saúde do pássaro. E não se esqueça de que se for adquirir uma ave que seja legalizada¹.

* 1: De acordo com o manual “Passeriformes Permitidos em Cativeiro” (da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás − 2013), a Cambacica pode ser adquirida de um “Criador Amador de Passeriformes da Fauna Silvestre Nativa”.

* Fontes: Criadoresdepassaros.com e wikiaves.com.br.

* Foto: Fotosdepassaros.com.br.

Compartilhe