PREPARATIVOS PARA A INAUGURAÇÃO DA RÁDIO CLUBE DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A próxima inauguração da nossa emissora, Radio Clube de Patos, é a nota culminante da cidade nos últimos dias.

Vencidos todos os obstáculos, percorridos todos os trâmites legais, satisfeitas todas as exigências − acaba de ser concedida licença para o funcionamento definitivo, depois do periodo pre-inaugural.

A próxima inauguração foi motivo de uma grande reunião em que tomaram parte elementos prestigiosos em nossos circulos sociais, afim de se assentarem medidas relacionadas com o grande acontecimento.

Preliminarmente ficou constituida uma comissão central organizadora das festas e coordenadora de todas as atividades.

Constituem essa comissão os Srs. Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, Prefeito Municipal, Professor Aguinaldo Magalhães, Dr. José Olimpio Borges, Dr. Ernani de Morais Lemos, Dr. Delfim Borges da Fonseca, Moacir de Almeida Machado, Josè Ventura Malheiros, Dr. Jacques Correia da Costa, Dr. Adelio Dias Maciel, Zama Maciel, Dr. Paulo do Prado Brandão, Dr. Moacir Viana de Novais, João Borges de Andrade, Renato Dias Maciel, Dr. Oliveiros Marques de Oliveira, Abner Afonso de Castro, Olegario Tiburcio de Sousa e José Juca Borges.

Foi aclamado Presidente da Comissão o Sr. Clarimundo Fonseca Sobrinho, Prefeito Municipal e designados Secretário e Orientador geral os Srs. Ernani de Morais Lemos e Professor Aguinaldo M. Alves, respectivamente.

O dia da Inauguração e o caráter popular das festas

Ficou resolvido que a inauguração será no dia 29 do corrente e que as festas terão um carater eminentemente popular, devendo ser todas as despesas custeadas pelo povo.

Para isso ficou constituida uma Comissão especial que se dirigirá ao povo pedindo sua contribuição.

A Comissão Central Organizadora espera que o povo compreenda o dever que temos de apoiar a arrojada iniciativa que a Rádio Clube de Patos representa, quanto mais que o municipio de Patos muito ganhará, pois o simples fato de possuir uma emissora dá-lhe uma situação excepcional no seio do Estado.

O programa

Está sendo elaborado um grande programa de festas que tomarão inteiramente o dia da inauguração e se prolongarão pela noite de 29 para 30 do corrente.

Entre outros números destaca-se a bênção solene e litúrgica da torre, casa de máquinas e estùdios.

O entusiasmo reinante

Reina em todas as esferas grande e justificado entusiasmo pelo notável acontecimento. Os patenses sentem um intenso orgulho quando ligam os seus receptores e percebem que a voz da cidade irradia-se ao longo dos nossos céus e transpõe as fronteiras do município. De longe os dirigentes da emissora teem recebido telegramas acusando a recepção de nossas irradiações.

O prefixo

Na noite de sábado, dia 9, por especial deferencia dos diretores do Rádio Clube de Patos, a Senhorita Clara Borges da Fonseca anunciou ao microfone o prefixo distribuido pelo DIP à nossa estação − ZYB-4.

Outras notas

Estão constituidas várias comissões para diversos fins.

Os nomes de seus membros serão publicados na próxima edição.

* Fonte: Texto publicado com o título “Rádio Clube de Patos” e subtítulo “Sua próxima inauguração. O entusiasmo popular. As festas que se preparam. Repercussão nos municìpios vizinhos e em outros. Programas e planos” na edição de 16 de novembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Publicada em 17/07/2014 com o título “1.º Endereço da Rádio Clube de Patos”.

Compartilhe