FIEMG/SESI EM 1996

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) está dia-a-dia mais presente em Patos de Minas. Iniciou-se de forma modesta quando um trailler odontológico do Serviço Social da Indústria (Sesi) prestava serviços à comunidade.

Hoje, a Fiemg em Patos de Minas está consolidada, com sua sede ocupando uma área de 12.400 metros quadrados no bairro Sebastião Amorim, inaugurada no dia 13 de março de 1994. O Centro de Atividades do Trabalhador – CAT “Pedro Pereira dos Santos” cumpre o seu papel. O Sistema Fiemg está cada dia mais entrosado e integrado à comunidade, procurando com seus serviços e produtos atender os anseios da sociedade. Na administração do Sesi em Patos de Minas está José Mendes Magalhães (Capitão Mendes), dirigindo ainda o Curso Técnico de Formação Gerencial para adultos e brevemente a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Sistema conta com recursos físicos e institucionais do SESI e SENAI, com unidades operacionais, para trazer a todos o que existe de mais oportuno, adequado e moderno em todas as áreas de abrangência (lazer, esporte, planejamento familiar, educação, civismo, cultura, formação, aperfeiçoamento e qualificação profissional).

Foi implementada uma administração eficiente e eficaz e a unidade de Patos de Minas já está sendo considerada como referência dentro do Sistema FIEMG, oferecendo diversos cursos através do programa de Educação Técnico Fiemg (ETF) abrangendo áreas de educação, lazer, turismo, manutenção, mecânica, costura industrial, tornearia, ajustagem, freza, metrologia, construção civil, recursos humanos, alimentação, formação, qualificação e encaminhamento de mão-de-obra.

Visite o SESI de Patos de Minas e conheça suas potencialidades e disposição de atender bem. Seus serviços (odontológico, lazer, cultura, educação, colônia de férias, etc.), estão em igualdade com similares praticados por profissionais liberais. Seu padrão de atendimento, higiene, limpeza é referência para todos os visitantes e usuários.

Segundo o gerente da Unidade de Patos de Minas, José Mendes Magalhães, quando no último dia 15, o coordenador do projeto “Acorda Brasil está na hora da Escola”, José Clever, delineou a escola do futuro sonhado pelo MEC, o SESI Patos de Minas teve todas as condições de declarar que esta escola já está sendo praticada em Patos de Minas com o Curso Técnico de Formação Gerencial para Adultos/FIEMG, que teve seu início no dia 1.º de agosto, contando com 45 alunos.

CRDI Alto Paranaíba

A FIEMG saiu na frente dentre todas as outras Federações e criou o Conselho Regional de Desenvolvimento Industrial do Alto Paranaíba (CRDI) que tem como objetivo descentralizar, agilizar e oportunizar suas ações no interior. Os Conselhos são formados pelos sindicatos das indústrias, que traçam as linhas de atuação estratégica dos Sistemas Fiemg, de acordo com as necessidades locais.

Patos de Minas é sede do CRDI – Alto Paranaíba, que tem como presidente o empresário Lisandro de Queiroz Bicalho e vices-presidentes os empresários, Geraldo Fernandes (Sindicato da Indústria do Vestuário), Tarcísio de Queiroz Bicalho (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Gláucia Nasser de Carvalho Romano (Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas).

O CRDI – Alto Paranaíba, através de seu presidente vem desenvolvendo ações no sentido de tornar a FIEMG uma entidade atuante e presente em nossa região, cumprindo a missão do Sistema FIEMG, que é o de “liderar o processo de desenvolvimento estratégico sustentado da indústria mineira, de seus empresários, parceiros e colaboradores, contribuindo para a melhoria constante das condições sócio-econômicas de Minas Gerais e do Brasil”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Sistema FIEMG presente no desenvolvimento de Patos de Minas” na edição n.º 9 de 1.º de setembro de 1996 do jornal O Tablóide, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe