ESCOLA TÉCNICA DE AGROPECUÁRIA E POLIVALENTE − ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Numa entrevista concedida à revista A Debulha em 1981, a escritora Ana Maria Mendonça, na época Presidente da Comissão da Escola Técnica de Agropecuária de Patos de Minas, comentou sobre a aspiração do povo patense em ter uma escola agrícola:

O início dos trabalhos em favor desse projeto data de 1954, quando foram consignados recursos da União para construção da escola, na Estação Experimental de Sertãozinho. De lá para cá são transcorridos vinte e sete anos e a situação continua a mesma. A causa do retardamento, ao examinar a farta documentação que tramitou na área federal, foi o despreparo, senão o oportunismo político-eleitoreiro que envolveu o processo em diversas fases em que foi tentada sua implantação¹.

Entretanto, a História nos conta que dez anos antes de 1954 já se discutia a possibilidade de Patos de Minas ter uma Escola Agrícola. Na edição de 04 de junho de 1944 do jornal Folha de Patos, Zama Maciel comunica:

Realizou-se, no salão do Hotel Rodovia, no dia 20 do mês p.p., uma reunião de pessoas diretamente interessadas no progresso de nossa terra. Eram quasi todos fazendeiros, e ali compareceram a convite de dois jovens agrônomos. Estes dois rapazes desejavam expor os planos que têm elaborados da criação de uma escola destinada ao ensino agrícola da mocidade de nossa região. Da exposição feita resultou o compromisso moral dos presentes de auxilia-los na consecução do alto objetivo a que têm em mira².

O Curso Agrícola foi criado em 1981. Inicialmente discutiu-se implantá-lo provisoriamente no Ginásio Polivalente (Escola Estadual Elza Carneiro Franco), o que foi efetivado somente em 1985. No meio desse caminho o Ginásio Polivalente preparava-se para uma ampliação, donde surgiram algumas especulações. Então, Ana Maria Mendonça, através da revista A Debulha, esclareceu o seguinte ao povo:

NOTA: No segundo semestre de 1989 foi inaugurada a sede própria com o nome de Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz, conhecida como Escola Agrícola.

* 1: Leia “Sobre a Implantação da Escola Agrícola – 1 a 6”.

* 2: leia “Uma Palavra de Apoio à Construção da Escola Agrícola”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Comunicado publicado na edição n.º 27 de 30 de junho de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João marcos Pacheco.

Compartilhe