RIVALIDADE FRATERNA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

A rivalidade fraterna é natural, mas nunca leva a problemas enquanto as pessoas reconhecem o cão-chefe primeiro e depois os outros membros inferiores da matilha. Infelizmente, um dos problemas dos humanos é que eles, de maneira natural, sentem-se mais responsáveis pelo cão dominado e inconscientemente criam problemas para eles.

Em uma casa típica, as pessoas podem já ter um cão quando adquirem um filhote novo. A princípio, o cão original continua dominando por causa do tamanho e pelo fato de ser mais velho. Mas então, à medida que o filhote cresce e o primeiro cão envelhece, chegará a época em que o recém-chegado sentirá que é sua vez de se tornar o cão-chefe. As pessoas naturalmente continuam a acariciar o cão mais velho em primeiro lugar, mas isso aborrece o outro cão, o que gera brigas. Quando os cães brigam na frente dos humanos, mas nunca na ausência deles, é quase certo que estão disputando a atenção de seus donos.

Para superar este tipo de ciúme ou rivalidade fraterna, as pessoas deveriam observar as mudanças naturais que ocorrem na ala mais velha da matilha e então reforçar essas mudanças reconhecendo sempre o cão dominante primeiro. Apesar de achar difícil adotar esta tática, com certeza é um comportamento que eliminará novos episódios de ciúme.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Sibelisalvatori.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in