FOGUETE FOTÓGRAFO PATENSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Cepa (Clube de Aeromodelismo de Patos de Minas) realizou, no dia 4 de outubro, um grande feito com o lançamento do foguete Aperis I. O objetivo era fotografar a terra da estratosfera e obter os dados em segurança, através de recuperação por paraquedas.

O foguete tem 1.300 mm de comprimento, 75 mm de diâmetro e pesa 1.860 gramas. Seu empuxo médio é de 57 kg e apogeu de 1 km. O feito é inédito na região do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e até em Minas Gerais.

O presidente do Cepa, Sérgio Moraes, explica que a dificuldade em obter fotografia aérea através de foguete se deve em calcular o apogeu, que é o ponto mais alto que ele atinge em relação ao solo. Isso exige a realização de testes e cálculos, considerando o peso do foguete. Ele salienta que toda estrutura de carenagem, motor e eletrônica do foguete foram feitos no laboratório do Cepa, em Patos de Minas.

Ainda de acordo com Sérgio Moraes, o Cepa já está desenvolvendo outro foguete, cujo apogeu é de 2 km. Ele será utilizado em competições promovidas por universidades brasileiras, como o Festival de Foguetes da Universidade de Curitiba e o Latin América Space Challenger (LASC), realizado na cidade de Tatuí (SP). O presidente do clube ainda ressalta que essas competições tiveram um avanço muito grande nos últimos quatro anos, graças às universidades e a Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia que envolve mais de 8.000 alunos e realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Foguete patense produzido pelo Cepa obtém foto inédita da estratosfera” na edição de 12 de outubro de 2019 do jornal Folha Patense.

Compartilhe