HELVÉCIO HENRIQUE FERREIRA BORGES ATÉ 1981

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Em 13 de Novembro de 1925 nascia em Patos de Minas o 6.º filho do casal Dr. João Borges − D. Maria Ferreira Borges: Helvécio Henrique.

Sua infância foi igual à de qualquer criança nascida e vivida em cidade interiorana: algumas horas do dia dedicadas aos estudos e as restantes destinadas ao lazer, que no seu caso consistia em buscar leite ou banana na fazenda do Limoeiro, jogar futebol no Sobradinho (hoje bairro Guanabara), montar nos cabritos do Sr. Chico Pereira, que ficavam perambulando nas imediações da antiga Igreja Matriz ou fazendo falcatruas com o Carlos da Cidoca, Wolmar, Zezinho da Lilita, Roberto, seu irmão, Saul do Zico e com os saudosos Azamyr, Zé Limírio e Floriano do Olegarinho.

Fez o curso primário no Grupo Escolar Marcolino de Barros, tendo sido aluno da até hoje estimada Professora Mercedes Mendonça e de Dona Silvia de Melo Ribeiro. Com o falecimento prematuro de sua mãe, residiu durante dois anos em Carmo do Paranaíba, em companhia de seu avô Anicésio e dos seus tios Leôncio e Graziela, que muito influenciaram na sua formação. Naquela cidade vizinha, sua segunda terra natal, estudou no Colégio São Geraldo e foi colega do Abilinho Gontijo e Sinval Boaventura.

Cursou o ginasial no Colégio Diocesano, em Uberaba, e o científico no Colégio Estadual, em Belo Horizonte.

Em 1948 ingressava na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo se formado em 1953. Dedicou-se à Clínica Pediátrica, especialidade que vem exercendo em seu consultório particular e no Hospital da Polícia Militar onde chefiou a Clínica Pediátrica durante 17 anos, tendo sido nomeado Diretor daquele hospital em fevereiro de 1980, cargo que até hoje exerce, com a patente de Tenente-Coronel.

Algumas atividades exercidas pelo Dr. Helvécio:

A) Como acadêmico:

1 − Interno residente da Clínica Pediátrica do Hospital das Clínicas da F.M.U.M.G. (antigo Hospital São Vicente).
2 − Estagiário do Pronto Socorro Policial.
3 − Chefe da Delegação Mineira à IV Semana Brasileira de Debates Científicos, realizada em Salvador.
4 − Participação na V Semana Brasileira de Debates Científicos, realizada em Recife, tendo sido classificado em primeiro lugar com o trabalho apresentado: Ectopia Cordis Tóraco-Abdominal “Cor Bilocularis”.
5 − Participante da VII Jornada Brasileira de Puericultura e Pediatria, realizada em Belém do Pará.
6 − Presidente do Diretório Acadêmico Alfredo Balena da Faculdade de Medicina da UFMG.
7 − Membro do Conselho Consultivo do Diretório Central dos Estudantes da UFMG.

B) Como médico:

1 − Estagiário no Departamento Pediátrico Harvard Medical School, Boston, Mass, nos Estados Unidos.
2 − Participante do IX Congresso Internacional de Pediatria, realizado em Montreal, Canadá.
3 − Estágio no Centro Latino Americano de Perinatologia y Desarrollo Humano, em Montevideo, Uruguai, sob a chefia do Professor Calderyo Barcia.
4 − Estágio no Berçário da Maternidade Provincial de Córdoba, Argentina.
5 − Estágio no Centro de Recien-nascidos y Prematuros del Ministério de Salud Pública del Uruguay.

C) Atividades ligadas à pediatria:

1 − Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria.
2 − Chefe da Clínica Pediátrica do Hospital da Polícia Militar de MG.
3 − Fundador e chefe do berçário do Hospital Militar.
4 − Sócio da Sociedade Brasileira de Pediatria.
5 − Sócio efetivo da Sociedade Mineira de Pediatria.
6 − Título de especialista em pediatria conferido pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
7 − Professor adjunto de pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

D) Atividades ligadas às entidades de classe:

1 − Tesoureiro da Associação Médica de Minas Gerais.
2 − Secretário de Relações Públicas da A.M.M.G.
3 − Membro da Comissão Eleitoral da A.M.M.G.
4 − Presidente, durante 8 anos, do Centro de Estudos do Hospital Militar.

E) Títulos – Condecorações:

Medalha de Honra da Inconfidência, conferida pelo Governador do Estado de Minas Gerais − Medalha “Santos Dumont”, conferida pelo Governador do Estado de Minas Gerais − Medalha de Mérito Militar, conferida pelo Governador do Estado de Minas Gerais − Medalha de Campanha, de prata, conferida pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais − Medalha de Honra ao Mérito, conferida pela Associação Brasileira de Medicina das Polícias Militares − Homenageado pelos doutorandos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas em 1968, 1976 e homenagem especial em 1970 − Participou de vários congressos nacionais e internacionais e tem cerca de 15 trabalhos apresentados.

Nas poucas horas de folga de que dispõe, tem como “hobby” tratar de seus passarinhos e nos fins de semana cuidar de suas plantações na casa de campo, no Morro do Chapéu, ou ir ao Mineirão torcer pelo seu América.

É casado com D. Teresinha de Jesus Cordeiro Borges (Bioquímica) e pai de 5 filhos: Helvécio Henrique Filho, formado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica (dez. 80) pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, onde se encontra fazendo o Mestrado. Hugo Luiz, universitário de Medicina. Maria Tereza, universitária de Administração de Empresa e de Comunicação. Maria Beatriz, universitária de Administração de Empresas. Leonardo Augusto, estudante do 1.º grau.

Embora não residindo há 40 anos em sua terra natal, daqui jamais se afastou, estando sempre em contato com sua gente, participando de seus problemas e de suas conquistas, pronto para dar qualquer tipo de colaboração naquilo que lhe for possível em prol da sua querida Patos de Minas.

* Fonte e foto: Texto publicado na coluna Conterrâneo Ausente com o título “Dr. Helvécio Henrique Ferreira Borges” e subtítulo “Conceituado Médico Pediatra − Ten. Cel. Diretor do Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte − Prof. Adjunto de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais” no n.º 27 de 30 de junho de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe