EMYGDIO FURTADO CAMPOS: BENEMÉRITO DA ANTIGA IGREJA DO ROSÁRIO E DA ANTIGA MATRIZ

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O espirito altamente religioso do bom povo desta cidade, foi agradavelmente surprehendido ao ter conhecimento de que um seu distincto hospede, o Capitão Emygdio Furtado Campos, havia feito um grande donativo á egreja do Rosario e á nossa matriz. E a sua satisfação se tornou tanto maior quanto o Cap. Emygdio já havia feito valiosas doações para as obras da egreja do Rosario, cujo complemento, podemos quasi affirmar, não se teria levado avante, si não fôra o seu generoso exemplo. Não contente de assim já ter grandemente contribuido para fins tão altamente meritorios, mandou fazer um resplendor de prata e ouro para a imagem do Rosario.

Eis que, quando o povo julgava que a sua munificencia já lhe deveria trazer quite a sua consciencia de bom catholico, é novamente despertado ao saber que mandou vir do Rio varios ornamentos e utensilios necessarios ao culto catholico. Desta feita porem, não quiz mais a população desta cidade que se passasse desappercebida tão generosa quão importante offerta, e quis manifestar o seu jubilo, quer com relação á munificencia do doador, quer com relação a melhoria com que d’ora avante se poderá celebrar o culto catholico.

Assim resolveram-se a, processionalmente, conduzir os diversos objectos doados, da cada do Revm.º Parocho para a Egreja matriz.

De facto alli compareceu avultado numero de cavalheiros, senhoras e senhoritas, e formando alas, collocaram ao centro as gentis senhoritas que levavam, em salvas de prata os objectos doados, que constavam de lindos bouquets de flores artificiaes, ricas jarras de fina porcella, uma rica e lindissima capa de seda e ouro, um luxuoso manto de seda roxa, bordado a ouro, um par de galhetas de prata e crystal e duas cabelleiras para as imagens do S. dos Passos e de Dores. Chegando á porta da matriz, pronunciou um eloquente discurso o nosso collaborador Dr. Eufrasio Rodrigues. Depois deram-se graças ao Omnipotente, fazendo-se votos de gratidão.

Durante todo o trajecto executou lindas peças a excellente banda “Fraternidade”. Finda a cerimonia religiosa foi feita uma manifestação de apreço Cap. Emygdio F. Campos, comparecendo alli muitas pessoas gradas

* Fonte: Texto publicado com o título “Honrosa e importante dadiva” na edição de 07 de abril de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Original do início do texto.

Compartilhe