SAGRADO DA BIRMÂNIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Existe a lenda de que a raça Sagrado da Birmânia era venerada nos templos budistas. O fato é que ela é lendária e sua origem é pouco conhecida, havendo algumas especulações de como chegou até a Europa e, posteriormente, ganhou grande popularidade. A lenda mais contada sobre o Sagrado da Birmânia é a que esse felino era criado por sacerdotes Kittah. A história fala sobre um gato branco de olhos dourados que estava de guarda perto de seu mestre à beira da morte, então esse gato transformou-se em um felino de corpo, pernas e cauda marrom escura, mas seu corpo se tornou bege com um reflexo dourado da Deusa Dourada venerada por seu mestre. Como estava sobre seu mestre, a alma dele passou para o gato e suas patas se tornaram brancas em sinal de pureza. Ao olhar para a Deusa, seus olhos dourados se tornaram azuis safira igual aos dela.

Foi recentemente introduzido na Europa. Acredita-se que os ingleses foram os primeiros a trazerem um casal de um templo da Birmânia. A raça, representada por uma fêmea Seal point, foi exibida em Paris no ano de 1926. Outra teoria conta que a raça teve origem de um Siamês com marcas brancas nas patas cruzado com raças de pelo longo, como o Angorá e o Persa. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça quase desapareceu e por conta disso foi introduzido o Persa Colourpoint em sua criação, restringindo a consanguinidade. O gato Sagrado da Birmânia recebeu esse nome para não ser confundindo com o Burmese (Birmanês em Inglês). É também conhecido como Birman ou Sacred Birman. Chegou aos Estados Unidos na década de 1950.

É equilibrado, não sendo passivo nem exuberante demais. Calmo e sociável com outros animais, gosta de brincar, por isso é bom companheiro para as crianças. No entanto, aprecia um pouco de paz e tranquilidade. É meigo e afetuoso, especialmente o macho, não suportando ficar sozinho ou ser ignorado. Possui uma voz suave, gostando de se comunicar com as pessoas. Quando se encontra no lado de fora de casa é um excelente caçador. Inteligente, gosta de aprender truques, desde que seja de forma digna. Prefere ficar ao nível do chão a subir em moveis e se adapta facilmente à maioria das situações. É indicado para pessoas que nunca tiveram um felino antes, para famílias com crianças e famílias ou pessoas com outros animais de estimação.

É de tamanho médio, podendo pesar entre 4,5 e 8 kg; corpo comprido e maciço, apresentando tanto ossos quanto músculos fortes; cabeça pouco mais comprida do que larga, redonda, com bochechas proeminentes; nariz estilo romano, médio, com stop bem definido; olhos grandes, inseridos, bem afastados, praticamente redondos e de cor azul escuro possível; orelhas bem afastadas, apresentando uma leve inclinação, de tamanho médio e pontas arredondadas; pelo semi-longo, sedoso e pouco subpelo. Na região do colar a pelagem varia de semi-longa a longa, enquanto nos membros e na região da face é mais curta. A coloração do pelo lembra o do Siamês, com pontos (máscara, patas, orelhas e cauda) em contraste com a cor do resto do corpo. As extremidades das patas são brancas, como se usasse luvas. Os pontos são aceitos em castanho, chocolate, azul, lilás, vermelho e creme, enquanto o restante do corpo pode variar de branco a creme. Os pés são redondos e apresentam tufos interdigitais. A cauda tem pelagem em penacho, comprimento médio e é portada ereta. O filhote nasce quase completamente branco, apresentando pontos entre o primeiro e segundo mês de vida, no entanto sua coloração só se estabelece quando já é adulto.

Nas épocas de muda, a pelagem deve ser escovada diariamente. Nos períodos normais a escovação semanal basta para manter a pelagem livre de nós, pelos mortos e com bom aspecto. É geralmente saudável, apresentando apenas uma tendência a engordar, sendo importante controlar a quantidade de ração ingerida ao longo do dia. Por ser uma raça de pelo semi-longo, é comum que esse gato sofra com bolas de pelos em seu sistema digestório (tricobenzoares), facilmente tratado.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini (Médico Veterinário, CRMV- SP 23.348, formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos, em Cachorrogato.com.br.

* Foto: Cachorrogato.com.br.

Compartilhe