OTITE EXTERNA CANINA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

A Otite Externa é uma inflamação dos componentes do tecido mole do meato auditivo externo. Essa afecção constitui um dos problemas mais comuns e frustrantes encontrados na clinica de pequenos animais, caracterizada pelo ato do animal coçar ou esfregar o ouvido no chão, pender ou balançar a cabeça. A inflamação crônica resulta na alteração do ambiente normal do canal externo da orelha. O espessamento das dobras do canal reduz de forma eficaz a largura do canal, tendo como resultado final a calcificação da cartilagem auricular.

Como fatores predisponentes, Atopia (tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas), corpos estranhos, infecção e ácaros são os exemplos mais comuns. Já fatores perpetuantes ou persistentes são responsáveis pela continuação da resposta inflamatória, embora o fator primário original talvez não esteja mais presente ou ativo. Infecções bacterianas e fúngicas são os exemplos mais comuns. Subsequentemente, os fatores perpetuantes sustentam e agravam o processo inflamatório. Os mecanismos incluem oclusão do canal; secreção de fatores irritantes; alterações do pH do canal e formação do foco da infecção.

Prurido e dor auricular são sintomas comuns. Pode-se constatar esfregação de cabeça e orelha, ato de balançar a cabeça, otohematoma (acúmulo de sangue em decorrência de algum trauma entre a pele e a cartilagem da orelha) e/ou inclinação da cabeça, com a orelha atingida posicionada para baixo. Com frequência nota-se secreção auricular, às vezes fétida. Nos casos agudos, a região interna do pavilhão auricular e conduto auditivo geralmente apresentam eritema (vermelhidão da pele) e edema. Esse conduto pode apresentar, também, erosões ou úlceras. Alopecias, escoriações e crostas no pavilhão auricular são comuns.

As raças com orelhas pendentes e com pelos abundantes, como Cockers, Basset Hound, Beagle, entre outras, são tidas como mais propensas a desenvolver os quadros de Otite. Animais mais jovens, com menos de 5 anos, também são mais acometidos. Animais que ficam em contato constante com ambientes muito úmidos ou que nadem frequentemente, também podem estar predispostos, pois a umidade excessiva causa a maceração do estrato córneo e estimula as glândulas ceruminosas, o que pode levar ao desencadeamento do quadro.

Fique atento aos sintomas: o animal coçando ou sacudindo constantemente uma ou ambas as orelhas, que evita o toque e carinho nesta região, deve ser levado ao Médico Veterinário imediatamente. Não tente realizar limpezas ou tratamentos caseiros, ou utilizar remédios sem prescrição veterinária. A maioria dos medicamentos possui ação anti-inflamatória, e por isso irá amenizar os sintomas. Mas, não necessariamente você estará tratando o fator causal corretamente. O que irá acontecer é que o caso muito provavelmente se tornará crônico e retornará com ainda mais intensidade. Lembre-se que somente o Médico Veterinário poderá fazer um correto diagnóstico e prescrever a melhor solução para o tratamento adequado de seu animal.

* Fontes: Otite Externa, de Geise Lissiane Linzmeier, Rosilaine Mieko Endo e Rômulo Francis Estangari Lot, e Vetsmart.com.br.

* Foto: Youtube.com.

Compartilhe