1.º HIPÓDROMO DESPERTA INTERESSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Entre julho e agosto de 1906 foi fundado o 1.º hipódromo de Patos sem ainda o “de Minas”, iniciativa do Dr. Marcolino Ferreira de Barros e do Padre Manoel de Macedo. Na época, o jornal O Trabalho desejou sucesso ao empreendimento: Concorrendo o hypodromo para os melhoramentos locaes apontados, fazemos votos pela sua estabilidade e apresentamos os nossos parabens aos iniciadores de tão util melhoramento¹. Oito meses após, o mesmo jornal informa que o hipódromo estava em preparativos para a temporada de 1907², que foi aberta efetivamente no dia 07 de abril (edição de 14 de abril):

No domingo ultimo, 7, realisou-se o Hypodromo Patense a sua primeira corrida deste anno.
Iniciado nesta cidade, este divertimento, o anno transacto observa-se que o mesmo vae tomando incremento e despertando o gosto quer dos creadores, quer dos frequentadores ao Hypodromo.
Tiveram lugar apenas 3 pareos.
No 1.º pareo coube a victoria ao bom animal tufão, que saltou na ponta e conservou-a até o vencedor.
Houve um pequeno incidente na partida que fez atrasar-se um pouco o animal Veloz, que alias perseguiu o Tufão até ao vencedor.
No 2.º Pareo Ourofino, correu folgado, ganhando a corrida sem ser encommodado por seus competidores.
No 3.º pareo, depois de uma partida falsa, […] Janota e Aquidaban desputarão a ponta no percurso de uns 50 metros, mas obtida por aquelle, não foi mais encommodado; e preso pelo jockey, entrou no vencedor descançadamente.
A festa foi alias concorrida. Na casa de poules o movimento foi insignificante.
Durante as corridas a Philarmonica Fraternidade executou escolhidas peças do seu variado repertorio.

Na mesma edição do jornal, seguinte à matéria acima, o Hypodromo Patense comunica:

Para a corrida a realisar-se a 21 do corrente avisa-se aos srs. proprietarios de animaes que a inscripção encerrar-se-á a 17 deste as 6 horas da tarde.
As propostas deverão ser enviadas a Directoria acompanhadas de 40% do premio de cada pareo, com o nome do animal, do jockey e suas cores.
Quaesquer explicações e instrucções se obterá na secretaria, assim como o plano da corrida.

* 1: Leia “1.º Hipódromo”.

* 2: Leia “Hypodromo Patense − 1907”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos originais da matéria do jornal.

Compartilhe