VOCALIZAÇÃO DOS GATOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Os sons de gatos são geralmente divididos em três categorias principais: sons produzidos com a boca fechada, sons produzidos com a boca aberta e fechando gradualmente, compreendendo uma grande variedade de miados com padrões vocálicos semelhantes, e sons produzidos com a boca mantida tensamente aberta na mesma posição.

O ronronado é um som regular de baixa frequência produzido durante a corrente de ar alternada, geralmente associado ao gato feliz, com fome, estressado, com dor, dando à luz ou até mesmo quando está morrendo, provavelmente indica que o animal não representa uma ameaça. As pessoas podem diferenciar um ronronado, sendo que um normal parece mais instantâneo e menos prazeroso que um ronronar alegre. Talvez a ocorrência mais inusitada do ronronar seja bem conhecida dos veterinários, que relatam que os gatos ocasionalmente ronronam quando estão com dores extremas. Foi suposto, sem qualquer evidência direta, que esta é a tentativa do gato de reduzir seu próprio estresse assim como podemos reduzir a percepção da dor concentrando-nos em imagens mentais agradáveis.

Outro tipo som desta categoria é o reconhecimento/trinado, que se trata de um som curto frequentemente suave e com língua enrolada de trinado sonoro que está associado a uma aproximação amigável ou durante brincadeiras. Este som é comum ao gato apegado ao dono que pode utilizar um único murmúrio de “reconhecimento” quando visualiza algo que está prestes a receber, e ocorre em mais de 90% das vezes em que o animal está se movimentando, ou em mais da metade do tempo, quando o gato está subindo ou descendo de algum lugar. Alguns gatos combinam o reconhecimento com grunhidos ou outros tipos de miados, produzindo assim, vocalizações mais complexas.

Há uma variedade muito ampla nesta categoria e a caracterização destes sons é variável. Estes sons são formados com a boca inicialmente aberta e depois fechando gradualmente. O miado é talvez a chamada mais variada, com muitas formas diferentes. Ocorre em uma variedade de situações durante interações amigáveis com outros gatos. Os seres humanos são muito receptivos ao miado e, por reforço, muitas vezes torna-se o sinal que o gato usa para indicar que quer ser alimentado, acariciado, deixado fora de casa ou alguma outra ação de cuidado humano. Um dos tipos de miados é o “squeak”, uma espécie de som rouco nasal alto como uma chamada.

Os ruídos que expressam o estado emocional agressivo são produzidos com a boca aberta em uma posição relativamente constante. O grunhir, uivo, rosnado, silvo, cuspir e o chio são sons relacionados à agressão de vários tipos, incluindo conflitos intraespecíficos e agressões defensivas contra predadores ou humanos. Outro tipo de som dentro desta classificação é o “chatter” que em tradução livre significa tagarelar, geralmente gatos tendem a produzir este tipo de som quando tentam enganar suas presas, imitando o som que elas fazem.

Assim como os sons, os gatos enviam informações a outros gatos, outros animais e aos seres humanos usando a linguagem corporal. Embora os gatos não tenham estruturas obviamente especializadas para produzir sinais visuais, eles parecem ter uma linguagem corporal altamente expressiva que modera toda uma gama de interações sociais. Em termos gerais um gato confiante fica de pé, com peso distribuído igualmente nos quatro membros, com a cauda para cima ou no nível do seu dorso, e com as orelhas voltadas para frente. Quando for se defender, em geral, eleva a cauda e eriça os pelos, fazendo-o parecer maior e, quando for atacar, arqueará as costas. Quanto mais amedrontado estiver, mais próximo ao chão estará. O gato normalmente utiliza alguns padrões para indicar se um indivíduo pode ou não se aproximar. Ao se aproximar de objetos ou de uma pessoa amigável, a posição vertical da cauda é especialmente evidente. Os gatos frequentemente se esfregam uns aos outros ou em alguma pessoa amigável. Em geral, este comportamento começa com a cabeça e o canto dos lábios, seguido dos ombros e do resto do corpo. Tal atitude pode ser repetida no outro lado do corpo. Quando o gato se esfrega em humanos, ele pode estar exibindo uma forma de saudação para aproximação além de um comportamento de marcação.

* 1: Fonte: Vocalizações Adicionais ao Miado do Gato Doméstico Frente à Situação Aversiva e Positiva (2018), de Jaciana Luzia Fermo. Trabalho Conclusão do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a obtenção do Título de Bacharel e Licenciatura em Medicina Veterinária. Orientadora: Profª. Drª. Marcy Lancia Pereira.

* Foto: Pinterest.pt/pin.

Compartilhe